Notícias

Projeto “Árvore da Amizade” fortalece valores essenciais na EMEF Desembargador Arthur Whitaker

A iniciativa foi feita com 30 estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental I, sendo 4 alunos da inclusão e todos participaram com entusiasmo da atividade

Publicado em: 20/10/2025 15h06 | Atualizado em: 24/10/2025
Sala de aula da EMEF Desembargador Arthur Whitaker

Buscando propor valores essenciais, como respeito, solidariedade e amizade, a professora Jamileide Santos, da turma 1º A do Ensino Fundamental da EMEF Desembargador Arthur Whitaker, unidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, está desenvolvendo o projeto “Árvore da Amizade” ao longo deste semestre. Com o tema “Valores e Convivência – Compartilhar para crescer juntos”, a iniciativa tem como objetivo principal promover atitudes de convivência saudável e respeitosa entre as crianças, valorizando o ato de compartilhar e o sentimento de amizade. 

Esses valores ultrapassam os muros da escola e contribuem para a formação de cidadãos empáticos e conscientes. Por meio de rodas de conversa, contação de histórias, brincadeiras cooperativas, atividades artísticas e a construção simbólica da árvore da amizade, onde cada folha representa uma atitude positiva ou gesto de amizade das crianças, o projeto busca incentivar o respeito às diferenças, estimular o diálogo e a empatia, fortalecer laços de cooperação e desenvolver o senso de responsabilidade. 

Participaram da atividade 30 estudantes, sendo quatro alunos do público-alvo da Educação Especial — entre eles, um aluno não verbal, um com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) —, todos participando ativamente do projeto Árvore da Amizade. A iniciativa vai além das atividades em sala: os pais e responsáveis também são convidados a participar, confeccionando, junto com seus filhos, moldes de maçãs com frases ou palavras que simbolizam valores como amor, respeito e carinho, reforçando o aprendizado em casa. 

Durante o semestre, as crianças participaram de diversas etapas, incluindo contação de histórias como O que é amizade? e O menino que aprendeu a ver, confecção e decoração da árvore da amizade, brincadeiras coletivas que estimulam o trabalho em equipe e registro das atitudes positivas por meio de fotos e desenhos. 

O projeto contou com o apoio das professoras Dulce e Edinéia, além da estagiária Neide, que auxiliou na montagem da árvore. Para marcar a finalização, foi realizado um “Bingo da Amizade”, no qual as crianças formaram palavras com sílabas aprendidas, recebendo presentes como carrinhos de controle remoto e bonecas. O encerramento foi celebrado com um café da manhã preparado pelas famílias, reforçando a parceria entre escola e comunidade. 

A avaliação é contínua e qualitativa, observando as mudanças de comportamento e a compreensão dos valores trabalhados. A professora Jamileide destaca a importância do projeto para a formação integral das crianças, afirmando que o aprendizado vai além do conteúdo escolar, pois plantar sementes de amizade e respeito contribuirá para o desenvolvimento delas na escola, na família e na sociedade. 

Acompanhe todas as notícias da Rede Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes na sala de aula fazendo simulado Educavest.

Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado

Publicado em: 30/05/2025 4h38 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professor fazendo libras em uma sala de aula

Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos

Publicado em: 30/05/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

alunos fazem perguntas para a cônsul-geral Valentine Mangez

Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul

Publicado em: 29/05/2025 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Prédios E Quadra Ceu

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs

Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila

“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica

Publicado em: 28/05/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 150 151 152 153 154 1.673