Notícias
Recreio nas Férias recebe carreta com videogames
Iniciativa transforma CEUs em arenas virtuais com simuladores e sensores de movimento
Publicado em: 24/01/2024 15h20 | Atualizado em: 24/01/2024
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) Água Azul, Uirapuru, Paraisópolis e Jardim Paulistano receberam, nesta semana, uma carreta com computadores e videogames para ampliar ainda mais as possibilidades de vivências do Recreio nas Férias. A iniciativa tem como principal objetivo dar acesso aos eSports (esportes eletrônicos) e jogos em geral para o público jovem dos CEUs. A iniciativa é uma parceria entre a SME e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Os espaços estão divididos de acordo com cada jogo específico. No ambiente interno do CEU, são montadas televisões com tapetes e sensores de movimento para o game Just Dance, onde o objetivo é seguir os movimentos de uma dança com o próprio corpo.
Dentro da carreta, os computadores foram montados e preparados com um cenário customizado do jogo Fortnite, em que os jogadores têm que completar os obstáculos no menor tempo possível. Ainda na carreta, uma série de cockpits, com cadeiras e volantes esportivos, foram montados para o simulador de corrida Gran Turismo 7, em que o desafio é terminar uma corrida no menor tempo possível.
Os resultados de cada jogo serão computados e os participantes com melhores pontuações serão selecionados para participar de uma disputa em uma arena montada no Brás, região central de São Paulo. Os 4 melhores colocados de cada modalidade de cada CEU, em adição aos 16 melhores colocados de todas as unidades, serão selecionados, totalizando 96 participantes. Poderão participar as crianças inscritas no Recreio nas Férias e toda a comunidade.
É importante ressaltar que, dentro do ambiente escolar, os jogos podem ser trabalhados pelos POEDs – Professores de Educação Digital, formados pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica.
O professor Caio Marques, no Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica, destaca a importância dos jogos nas atividades. “A aprendizagem por gamificação e jogos é onde o POED pode selecionar jogos, de acordo com as temáticas dos territórios e os Objetivos de Aprendizagem relacionados aos três eixos estruturantes do currículo (Programação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Letramento Digital) para potencializar o desenvolvimento dos estudantes de maneira holística”, apontou.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
XVII Olimpíadas Estudantis e XIV InterCEUs mobilizam estudantes e professores de todas as regiões da capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEF José Lins do Rego celebra o Dia da Família com cultura, afeto e cuidado
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEF Dezoito do Forte promove Dia da Família com oficinas e feira cultural voltadas ao meio ambiente
Secretaria Municipal de Educação
CEUs de São Paulo recebem circuito cultural sobre paternidade atípica com Manoel Soares
Relacionadas

CEU Três Lagos recebe espetáculo “Noites do Terror – Todos os Medos Juntos”
Publicado em: 29/10/2015 2h47 - em CEU e COCEU

Contemplados do curso Comunicação Alternativa no Contexto Escolar
Publicado em: 29/10/2015 2h47 - em Educação Especial

A Arte do Brincante para Educadores
Publicado em: 29/10/2015 2h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Carreata Poética no CEU Parelheiros
Publicado em: 29/10/2015 12h35 - em CEU e COCEU

Torneio de Xadrez mobiliza alunos do 3º ao 9º ano na EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho
Publicado em: 29/10/2015 12h10 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus