Notícias
SME capacitará professores-formadores em jogos e brincadeiras indígenas
Formação compõe o Programa Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino.
Publicado em: 06/05/2016 14h46 | Atualizado em: 30/11/2020
No mês de junho a Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral (COCEU) e da Coordenadoria Pedagógica (COPED) promoverá a formação “O jogo da onça e outras brincadeiras indígenas” que, entre outro objetivos, possibilitará aos professores do ciclo de alfabetização, introdução a teorias acerca da filosofia, história e cultura dos povos indígenas.
O curso, que compõe o Programa Jogos de Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino (RME) formará, inicialmente, 40 professores que posteriormente atuarão como multiplicadores nas respectivas Diretorias Regionais de Educação (DRE).
Sobre o Jogo da onça – “Adugo” ou “Jogo da Onça”, é um jogo de tabuleiro praticado pelos povos indígenas; Bororo no Mato Grosso, Manchakeri no Acre e entre os Guaranis em São Paulo. O jogo consiste num tabuleiro desenhado na terra onde pedras e sementes são usadas como peças. É praticado entre dois jogadores. Um jogador fica com a Onça e o outro jogador fica com 14 cachorros. O objetivo de quem está com a Onça é capturar cinco cachorros. No entanto o objetivo de quem está com os cachorros é encurralar a Onça em sua toca. Vence o jogador que atingir esses objetivos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS
Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Cerca de 1.500 estudantes da rede municipal participam de evento sobre tecnologias
Publicado em: 03/06/2025 5h31 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria abre rodada de diálogo com diretores convocados para formação
Publicado em: 03/06/2025 10h56 - em Secretaria Municipal de Educação
Entenda os critérios para a seleção das 25 escolas prioritárias
Publicado em: 03/06/2025 9h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria lamenta conduta de sindicalistas em reunião
Publicado em: 02/06/2025 6h36 - em Secretaria Municipal de Educação