Notícias

Educom é apresentada para educadores de todo país

Núcleo de Educomunicação da SME participa de Seminário Internacional de Educação Integral

Publicado em: 19/12/2017 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020

sem_ed_integral_educ_740_x_430.jpg

Nos dias 12 e 13 dezembro, aconteceu no SESC Pompéia o 3º Seminário Internacional de Educação Integral. O evento discutiu a Educação Integral nas escolas brasileiras e apresentou iniciativas inovadoras de educadores, ativistas e organizações.

O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo apresentou suas iniciativas na mesa “Desafios na formação de educadores para a implementação de tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino/aprendizagem”. Carlos Lima, Coordenador do Núcleo Educom, destacou a importância da formação continuada de professores para consolidar a Educomunicação no Currículo e a promoção da Educação Integral. Nesse sentido, apresentou aos participantes da mesa como o Núcleo de Educomunicação desenvolve a formação dos professores, que inclui além da abordagem das linguagens da comunicação e das propostas pedagógicas com a Educomunicação, a prática das tecnologias digitais.

No evento, foram desenvolvidas práticas educomunicativas com Rádio e Vídeo. Foi montado um mini-estúdio na sala de aula com equipamentos digitais de baixo custo, muitos deles presentes na maioria das escolas. Foi demonstrado o uso do celular como recurso para produção de videorreportagem. “As demonstrações foram realizadas para mostrar que toda escola pode usar tecnologias acessíveis para produzir conhecimento, desde que o profissional da educação tenha passado por formação e conte com o apoio dos estudantes”, conclui Carlos Lima.

Educom – Como uma politica pública de Educação, o Educom está presente nas escolas municipais desde 2001. O êxito da iniciativa, intitulada Educom.Rádio, possibilitou a criação da Lei Educom – Programa Nas Ondas do Rádio, que nos últimos anos tem sido consolidada como área do Currículo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Educação Ambiental

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

1 148 149 150 151 152 1.674