Notícias

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Unidades desenvolvem atividades pedagógicas que incentivam reflexão, protagonismo e enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado em: 26/03/2026 15h13 | Atualizado em: 30/03/2026
Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o "Mês da Mulher".

Separadas por cerca de 47 quilômetros, duas escolas municipais mostram que a distância geográfica não impede a construção de caminhos pedagógicos em comum. Durante o Mês da Mulher, estudantes, educadores e comunidades escolares se mobilizaram em ações de conscientização sobre a valorização das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero. 

Entre as ações de destaque, uma passeata silenciosa mobilizou a comunidade escolar na EMEF Jardim da Conquista, na região de Perus. Vestidos de preto e com cartazes, estudantes, professores, funcionários e famílias percorreram o entorno da escola, chamando a atenção para a importância do tema e promovendo reflexão coletiva por meio do silêncio. 

Já na zona Leste, a EMEF Roquette Pinto produziu uma intervenção audiovisual inspirada na música “Maria da Vila Matilde”, interpretada por Elza Soares, que trouxe um olhar sensível sobre a urgência de romper o silêncio diante da violência contra a mulher. Clique aqui e assista ao vídeo. Com participação de estudantes e mulheres da comunidade escolar, o vídeo apresenta mensagens de conscientização e reforça a importância da denúncia e das redes de apoio. 

Mobilização na zona Norte

Na EMEF Jardim da Conquista, as ações fazem parte de um trabalho contínuo baseado nos Direitos Humanos e no Projeto Político-Pedagógico da unidade, que valoriza a educação integral, inclusiva e antirracista. Ao longo do Mês da Mulher, estudantes participaram de atividades sobre a temática das mulheres, com discussões, dados e referências de personalidades femininas, ampliando o repertório cultural e o pensamento crítico. 

A unidade também contou com a parceria do programa Inspiring Girls, voltado às estudantes dos 4º e 5º anos, com foco na ampliação de horizontes e incentivo a projetos de vida. Como parte da programação, estão previstos desfiles temáticos de personalidades femininas, fortalecendo o protagonismo estudantil e a valorização das contribuições das mulheres na sociedade. 

As ações serão encerradas com desfiles temáticos sobre personalidades femininas, nos quais os estudantes irão apresentar e narrar as trajetórias de mulheres importantes. Os desfiles estão previstos para acontecer nos dias 27 e 31 de março.  

Diferentes linguagens na zona Leste

Na EMEF Roquette Pinto, as atividades no Mês da Mulher se desenvolvem por meio de diferentes linguagens e envolvem os estudantes em momentos de reflexão e produção. Além da intervenção audiovisual, a unidade promove rodas de conversa e atividades pedagógicas sobre conscientização e valorização das mulheres. 

Entre as iniciativas, está um mural que destaca mulheres importantes do Brasil e do mundo, ampliando o repertório cultural e incentivando reflexões sobre igualdade e representatividade. Outras ações incluem atividades de teatro sobre feminicídio, com orientação sobre redes de proteção e denúncia, além de práticas de leitura que valorizam autoras e o protagonismo feminino. 

Nesta quinta-feira (26), acontece mais uma sessão do “Leituraço Março Mulher”, em que professores selecionam obras sobre empoderamento feminino e vivências das mulheres. Após a atividade, os estudantes do Ensino Fundamental II apresentam o teatro “A semente do silêncio”, que propõe reflexão sobre relacionamentos abusivos e feminicídio, além de orientar sobre formas de denúncia, com destaque para o Ligue 180. A sugestão é que a discussão tenha continuidade em sala de aula. 

Fique por dentro das notícias da Rede Municipal de Ensino.

Confira a galeria de imagens:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Educação Ambiental

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

1 148 149 150 151 152 1.674