Notícias
Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista
Encontros reúnem 7 mil estudantes em 13 encontros no mês de agosto
Publicado em: 14/08/2025 17h05 | Atualizado em: 15/08/2025
Os 628 Grêmios Estudantis das escolas municipais de São Paulo promovem 13 Encontros Regionais para dialogar sobre o protagonismo estudantil e a democracia neste mês de agosto. A estimativa é que mais de 7 mil estudantes participem ao longo da iniciativa.
Os 13 encontros reúnem as escolas de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da capital paulista. O objetivo é que o protagonismo estudantil, valorização da democracia e a participação cidadã sejam fortalecidos em momentos repletos de diálogo e interação entre as crianças e jovens.
Cada encontro deve reunir cerca de 500 participantes para uma troca de diálogos e experiências centradas em um tema. A escolha dialoga com as particularidades de cada território e foram escolhidas em conjunto, pelos estudantes, professores orientadores e representantes das diretorias regionais.
Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental incentivar ações que fortaleçam, estimulem o diálogo e promovam o compartilhamento de vivências. “Os grêmios estudantis desempenham um papel essencial na construção de uma escola mais justa, participativa, diversa, inclusiva e sustentável”, destacou.
Confira os encontros abaixo
- 08/08 – DRE São Mateus: CEU São Rafael
- 11/08 – DRE Guaianases: CEU Barro Branco
- 12/08 – DRE Ipiranga: CEU Meninos
- 13/08 – DRE Butantã: CEU Butantã
- 14/08 – DRE Capela do Socorro: SESC Interlagos
- 14 e 15/08 – DRE Campo Limpo: CEU Casa Blanca
- 15/08 – DRE Penha: SESC Itaquera
- 19/08 – DRE Jaçanã/Tremembé: CEU Jaçanã, CEU Parque Novo Mundo e CEU Tremembé
- 19/08 – DRE Pirituba/Jaraguá: CEU Perus
- 20/08 – DRE São Miguel: CEU Parque São Carlos
- 22/08 – DRE Itaquera: CEU Rei Pelé
- 22/08 – DRE Freguesia/Brasilândia: Instituto Mensagem de Paz
- 22/08 – DRE Santo Amaro: CEU Alvarenga
Grêmio Estudantil
O Grêmio Estudantil é a entidade que representa todos os estudantes de uma escola e funciona de forma autônoma, conforme o Decreto Municipal nº 58.840/2019. Ele tem um papel essencial na vida escolar, atuando como ponte entre os estudantes, a direção da escola e os professores.
Também é responsável por organizar atividades, eventos e projetos que valorizem a participação dos estudantes e fortaleçam a convivência respeitosa dentro da comunidade escolar.
A Rede Municipal de Ensino de São Paulo conta com 628 Grêmios Estudantis, totalizando 100% das escolas de ensino fundamental, como EMEFs, EMEBs, CIEJAs e EMEFMs.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores
Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação
Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS
Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Cerca de 1.500 estudantes da rede municipal participam de evento sobre tecnologias
Publicado em: 03/06/2025 5h31 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria abre rodada de diálogo com diretores convocados para formação
Publicado em: 03/06/2025 10h56 - em Secretaria Municipal de Educação
Entenda os critérios para a seleção das 25 escolas prioritárias
Publicado em: 03/06/2025 9h53 - em Secretaria Municipal de Educação