Notícias

LEDUC fortalece a inclusão e promove debates sobre equidade no atendimento às crianças com TEA na Zona Leste  

4º Encontro de 2026 reúne educadores, gestores públicos, lideranças e comunidade em uma noite de formação, cultura e mobilização social no CEU Água Azul   

Publicado em: 21/05/2026 11h30 | Atualizado em: 21/05/2026
Auditório com palco de madeira durante um evento educacional do Movimento LEDUC. À esquerda, uma mulher negra fala ao microfone para o público. No centro do palco, um homem está em pé e duas mulheres e um homem estão sentados em poltronas azuis. Ao fundo, um telão exibe a logo colorida do LEDUC e QR Codes nas laterais. O público acompanha atentamente a atividade.

Foto do 3º encontro do LEDUC.

O Movimento LEDUC realiza mais um importante momento de formação, diálogo e mobilização social na Zona Leste da Capital paulista, um importante momento de formação, diálogo e mobilização social.

No 4º encontro, nesta quinta-feira (21), o coletivo se reúne com profissionais da educação, gestores públicos, lideranças comunitárias, estudantes e famílias em torno da construção da equidade no atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Com o tema “Equidade no cotidiano educacional: entre desafios e possibilidades no atendimento aos bebês e crianças com TEA”, o encontro acontecerá no Anfiteatro do CEU Água Azul, em Guaianases, e contará com uma programação voltada ao acolhimento, à formação continuada e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à Inclusão. 

O LEDUC consolidou-se como uma importante rede colaborativa formada por educadoras, educadores e instituições parceiras, promovendo reflexões, estudos e ações concretas nos territórios de Guaianases, Cidade Tiradentes e Lajeado. Em 2025 e 2026, o movimento ampliou os debates sobre políticas públicas, proteção social, participação cidadã e Inclusão, fortalecendo vínculos entre escolas, coletivos sociais, organizações da sociedade civil e comunidade. 

Durante esse percurso, destacaram-se estudos voltados às Políticas Públicas em parceria com gestores da DRE Guaianases, além de momentos de partilha de experiências pedagógicas e sociais com representantes do Instituto Vida, da Associação Beneficente Kairós e da ONG Pleno Viver.  

Os encontros também abordaram temas como “Acolhimento na Educação Infantil” e “Cuidar para Proteger”, mediados por formadoras da Divisão Pedagógica da DRE Guaianases e do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem. 

Programação 

A programação desta edição terá início com recepção, coffee break e workshop de Educação Inclusiva, promovendo integração, troca de experiências e reflexões sobre práticas pedagógicas acessíveis e acolhedoras. O encontro contará ainda com a presença de autoridades convidadas, entre elas a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco (a confirmar), e a Secretária Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Silvia Bacila. 

Outro destaque da noite será a apresentação musical do violinista Reginaldo, artista do território escolar e ex-estudante da Rede Municipal de Ensino. Pessoa com autismo, Reginaldo utiliza a música como instrumento de expressão, pertencimento e transformação social, emocionando públicos em diversos espaços culturais e educacionais da cidade. 

O encontro também contará com uma apresentação especial de balé das crianças participantes do projeto conduzido pela professora Ruth, iniciativa que fortalece o acesso à cultura, à arte e ao desenvolvimento humano por meio da dança. Ao final das atividades, os participantes receberão certificados em reconhecimento ao compromisso e dedicação demonstrados ao longo da formação. 

Encerrando a programação, será realizada a palestra formativa “A Pessoa com Autismo: desafios, possibilidades e construção da equidade no cotidiano educacional”, promovendo reflexões sobre acolhimento, desenvolvimento humano e fortalecimento das políticas inclusivas nos espaços educacionais e sociais. 

Em 2026, o LEDUC também ampliou suas articulações com iniciativas sociais e coletivos do território, fortalecendo parcerias com o Gerando Falcões e contribuindo para a criação do coletivo “Mulheres Unidas da Cidade Tiradentes”, que já organiza ações como a Feira de Mulheres Empreendedoras da Cidade Tiradentes e formações em tecnologia em parceria com o projeto “Robótica para Elas”. 

Além disso, o movimento realizou importantes ações voltadas à garantia de direitos e proteção das mulheres. Entre elas, destacou-se a formação sobre Combate ao Feminicídio e Direitos das Mulheres, realizada no 3º encontro, conduzida pela delegada Rosmary Corrêa, referência nacional na defesa dos direitos das mulheres e responsável pela implantação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo. 

Mais do que um encontro formativo, o LEDUC reafirma seu papel como um movimento democrático, diverso e engajado, que acredita na educação como instrumento essencial de transformação social. A expectativa é reunir profissionais da educação, estudantes, famílias e lideranças comunitárias comprometidos com a construção coletiva de uma sociedade mais justa, acessível e acolhedora.

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 147 148 149 150 151 1.673