Notícias

Dia A da Alfabetização: escolas da Rede Municipal mobilizam famílias e comunidade escolar na preparação para o Saresp

Rede Municipal realiza o “Dia A da Alfabetização” para fortalecer as aprendizagens e engajar a comunidade escolar antes da aplicação do Saresp

Publicado em: 12/11/2025 12h59 | Atualizado em: 12/11/2025

Mural com contagem regressiva na EMEF João Naoki Sumita engaja estudantes no Saresp e avaliações externas

As escolas municipais da capital paulista estão em plena mobilização para mais uma etapa importante do calendário de avaliações externas, que ajudam a fortalecer e transformar a qualidade da educação pública. A próxima parada é o Saresp, que acontece no dia 18 de novembro. A quinta-feira (13) será marcada pelo “Dia A da Alfabetização”, um momento de ação, envolvimento e preparação que une professores, gestores, estudantes, famílias e toda a comunidade escolar em torno de um mesmo objetivo: valorizar o aprendizado e reconhecer o esforço coletivo por uma educação cada vez melhor. 

Durante o “Dia A”, as escolas abrem espaço para momentos de integração e conscientização. Os estudantes participam ativamente da produção de bilhetes, convites e mensagens, convidando as famílias a se engajarem nesse processo. Além disso, as unidades promovem rodas de leitura, jogos interativos e murais com mensagens de incentivo escritas pelos pais e responsáveis. As escolas também intensificam o contato pelos canais digitais — como grupos de WhatsApp e redes sociais.  

Essas ações fazem parte de um esforço maior de recomposição das aprendizagens, com foco nas principais habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, áreas avaliadas pelo Saresp. O “Dia A” se soma a uma série de atividades desenvolvidas ao longo dos últimos meses com o mote da campanha “Bom de Prova” compondo um ciclo de mobilização, escuta e engajamento que vem fortalecendo o protagonismo de estudantes e educadores. 

O Saresp é aplicado aos estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo avaliar as aprendizagens em português e matemática. Os resultados ajudam a oferecer um panorama sobre a educação no estado de São Paulo, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias pedagógicas que atendam melhor às necessidades dos estudantes. 

Voz ativa dos estudantes na participação 

Na EMEF Dr. João Naoki Sumita, localizada na Vila Formosa, zona leste, um mural com a contagem regressiva para as avaliações recebe os estudantes diariamente, mas por lá o clima não é de ansiedade, mas de engajamento, mobilização e acolhimento. Os estudantes participam ativamente desse movimento de conscientização com os colegas sobre a importância das avaliações.  

A diretora Aline Oliveira conta que a equipe gestora vem fortalecendo o diálogo com as turmas sobre o papel das avaliações na melhoria da escola. A ideia é que os estudantes compreendam que cada prova é também uma oportunidade de crescimento e de conquista para toda a comunidade.  

A equipe gestora promove conversas e dinâmicas que valorizam a voz dos estudantes e o poder coletivo de transformar a escola. Para incentivar ainda mais a participação, as turmas com maior presença nas avalições podem escolher momentos especiais, como sessões de cinema, brincadeiras ou torneios esportivos. É uma forma leve e divertida de celebrar o comprometimento e dedicação dos estudantes.  

“A gente conversa com eles e avisa que se as turmas vierem todos os estudantes ou se tiver alguém que faltou, mas tem atestado médico, eles podem escolher alguma atividade diferente. Eles costumam escolher sessão com filme e como gostam bastante de esportes escolhem interclasse com jogos entre as turmas”, destaca a diretora.

Além das ações de motivação, a comunicação com as famílias também é prioridade. Desde o início do ano, a escola mantém um contato constante por meio de reuniões, mensagens e grupos de WhatsApp. Agora, com a proximidade do Saresp, a equipe prepara uma carta personalizada para todas as famílias, reforçando a data da prova e a importância da presença dos estudantes. 

O resultado desse esforço coletivo já aparece nos números. Na última edição do Saresp, a escola alcançou 93,4% de participação — um índice que reflete o comprometimento e o trabalho conjunto de toda a comunidade. Este ano, a meta é ir além. 

Comprometimento coletivo e resultados que inspiram 

O mesmo clima de parceria e engajamento é vivido na EMEF Vinte e Cinco de Janeiro, localizada no território da DRE Guaianases, onde o índice de participação no último Saresp ultrapassou 96% — um recorde que orgulha toda a equipe. A gestão destaca que esse resultado é fruto da proximidade com as famílias e da consciência dos estudantes sobre a importância das avaliações externas. 

A escola realiza diariamente conversas com as turmas sobre a relevância do Saresp para a melhoria do ensino. Também adota estratégias de Busca Ativa, com ligações e mensagens enviadas diretamente às famílias para garantir que todos os alunos participem. No dia da prova, a equipe chega cedo e, mesmo durante a manhã, continua fazendo contatos para assegurar que ninguém fique de fora. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 147 148 149 150 151 1.673