Notícias

Projeto “Árvore da Amizade” fortalece valores essenciais na EMEF Desembargador Arthur Whitaker

A iniciativa foi feita com 30 estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental I, sendo 4 alunos da inclusão e todos participaram com entusiasmo da atividade

Publicado em: 20/10/2025 15h06 | Atualizado em: 24/10/2025
Sala de aula da EMEF Desembargador Arthur Whitaker

Buscando propor valores essenciais, como respeito, solidariedade e amizade, a professora Jamileide Santos, da turma 1º A do Ensino Fundamental da EMEF Desembargador Arthur Whitaker, unidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, está desenvolvendo o projeto “Árvore da Amizade” ao longo deste semestre. Com o tema “Valores e Convivência – Compartilhar para crescer juntos”, a iniciativa tem como objetivo principal promover atitudes de convivência saudável e respeitosa entre as crianças, valorizando o ato de compartilhar e o sentimento de amizade. 

Esses valores ultrapassam os muros da escola e contribuem para a formação de cidadãos empáticos e conscientes. Por meio de rodas de conversa, contação de histórias, brincadeiras cooperativas, atividades artísticas e a construção simbólica da árvore da amizade, onde cada folha representa uma atitude positiva ou gesto de amizade das crianças, o projeto busca incentivar o respeito às diferenças, estimular o diálogo e a empatia, fortalecer laços de cooperação e desenvolver o senso de responsabilidade. 

Participaram da atividade 30 estudantes, sendo quatro alunos do público-alvo da Educação Especial — entre eles, um aluno não verbal, um com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) —, todos participando ativamente do projeto Árvore da Amizade. A iniciativa vai além das atividades em sala: os pais e responsáveis também são convidados a participar, confeccionando, junto com seus filhos, moldes de maçãs com frases ou palavras que simbolizam valores como amor, respeito e carinho, reforçando o aprendizado em casa. 

Durante o semestre, as crianças participaram de diversas etapas, incluindo contação de histórias como O que é amizade? e O menino que aprendeu a ver, confecção e decoração da árvore da amizade, brincadeiras coletivas que estimulam o trabalho em equipe e registro das atitudes positivas por meio de fotos e desenhos. 

O projeto contou com o apoio das professoras Dulce e Edinéia, além da estagiária Neide, que auxiliou na montagem da árvore. Para marcar a finalização, foi realizado um “Bingo da Amizade”, no qual as crianças formaram palavras com sílabas aprendidas, recebendo presentes como carrinhos de controle remoto e bonecas. O encerramento foi celebrado com um café da manhã preparado pelas famílias, reforçando a parceria entre escola e comunidade. 

A avaliação é contínua e qualitativa, observando as mudanças de comportamento e a compreensão dos valores trabalhados. A professora Jamileide destaca a importância do projeto para a formação integral das crianças, afirmando que o aprendizado vai além do conteúdo escolar, pois plantar sementes de amizade e respeito contribuirá para o desenvolvimento delas na escola, na família e na sociedade. 

Acompanhe todas as notícias da Rede Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 147 148 149 150 151 1.673