Notícias

“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais 

Ações buscam ampliar o cuidado com a saúde bucal dos estudantes 

Publicado em: 20/03/2026 18h56 | Atualizado em: 20/03/2026

Fotografia de um estudantes deitado sobre uma mesa com colchonete, recebendo atendimento odontológico em uma ação do Dia B.

Nesta sexta-feira (20), seis escolas municipais realizaram o “Dia B”, com ações de promoção, prevenção e acesso à saúde bucal, dentro das atividades do Dia Mundial da Saúde Bucal. 

A iniciativa é uma parceria entre as secretariais municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS), pelo Programa Saúde na Escola. 

A programação incluiu atividades educativas para conscientização como apresentações teatrais, além de triagem de risco, aplicação de flúor e demais procedimentos de mínima intervenção, com ênfase no Tratamento Restaurador Atraumático (ART). O método dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais. É aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI).  

Também é indolor, econômico e de fácil aplicação permitindo a realização em ambiente escolar, ajudando a deixar o atendimento mais humanizado e acolhedor para combater os medos e inseguranças das crianças e adolescentes. Possibilita tratar lesões de cárie em estágios iniciais, evitando evolução para quadros mais complexos e preserva maior quantidade de estrutura dentária sadia. 

A ação também aproximou as equipes da saúde, escola e comunidade fortalecendo o Programa Saúde na Escola (PSE) nos territórios. As unidades que receberam a programação foram: EMEF Dom Veremundo Toth, EMEF José Carlos Dias, EMEF Brigadeiro Faria Lima, EMEI Profa. Maria da Conceição Vieira Pereira, EMEI Dulce Salles Ferraz e EMEF CEU Butantã, beneficiando mais de 2 mil estudantes.  

Parceria que amplia atendimento  

Para ampliar o cuidado com a saúde bucal dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPED) para garantir atendimento odontológico para mais de 5 mil estudantes da Rede Municipal. 

O projeto piloto começa na próxima segunda-feira (23/03) e segue calendário até o fim do ano em 13 escolas municipais de diversas regiões da capital paulista. A iniciativa “Rumo ao Molar dos 100 anos” atenderá estudantes de 6 a 15 anos com ações de prevenção e cuidado com cáries para preservar o primeiro dente molar.  

As ações incluem atividades educativas para ensinar técnicas de escovação e atendimento com tratamentos atraumáticos e minimamente invasivos que podem ser realizadas em ambientes escolares. A parceria surgiu a partir da escuta da gestão das Unidades Educacionais, que apontaram as questões de saúde como um dos principais motivos das faltas dos estudantes, com muitos casos de problemas dentários.  

A parceria amplia o cuidado com a saúde bucal dos estudantes fundamental para o desenvolvimento integral e garantia das aprendizagens. Além disso, a iniciativa contribui para o fortalecimento de políticas públicas articuladas que também atuam na prevenção da evasão escolar. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa

Nove CEUs da capital recebem Festival Paralímpico com o apoio do Comitê Paralímpico

Publicado em: 13/06/2025 9h48 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Saiba como garantir a entrega do benefício do Programa Leve Leite

Publicado em: 12/06/2025 1h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de dois jovens apresentando o Festival Imprensa Jovem 20 Anos
logo do prêmio Estudantes Em Ação 3ª edição

Inscrições abertas para o Projeto Estudantes em Ação

Publicado em: 12/06/2025 9h34 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de grupo em um palco do Coro Lírico do teatro municipal

Coro Lírico Municipal faz concerto gratuito no CEU Campo Limpo

Publicado em: 12/06/2025 9h12 - em CEU e COCEU

1 146 147 148 149 150 1.673