Notícias

SME lança curso inédito que une Educomunicação e Educação Inclusiva 

Iniciativa conta com a colaboração de pesquisadores do programa de pós-graduação em educação inclusiva da UNIFESP; inscrições online a partir de 24 de setembro, às 12h

Publicado em: 19/09/2025 9h00 | Atualizado em: 19/09/2025
Educomunicação Inclusiva. Fotografia de uma turma de estudantes e sua professora posando para a foto. na frente um grupo de estudantes de colete laranja do Imprensa Jovem.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo anuncia o lançamento do curso “Educomunicação para todos: práticas inclusivas para a acessibilidade comunicativa”, que acontecerá de 2 de outubro a 6 de novembro. A iniciativa representa um marco na educação paulistana ao integrar, pela primeira vez, a Educomunicação e a Educação Especial em uma proposta de formação inovadora para educadores da Rede Municipal. 

A ação terá a colaboração de pesquisadores do programa de pós-graduação em educação inclusiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Uma parceria entre Rede Municipal e universidade pública em um modelo de articulação entre prática pedagógica e pesquisa acadêmica. 

As inscrições online começam a partir de 24 de setembro, às 12h. Para acessar o formulário é preciso estar logado com o e-mail institucional, aquele com @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br. O curso possui 50 vagas, terá carga horária de 32 horas, sendo 10 horas síncronas, 20 horas a distância e 2 horas presenciais. Será priorizada a inscrição de um servidor por unidade educacional.

O curso de Educomunicação Inclusiva abordará temas fundamentais como a desconstrução de paradigmas capacitistas na linguagem educacional, a implementação dos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) na produção midiática escolar e o desenvolvimento de competências técnicas em recursos de acessibilidade comunicacional.

Além disso, oferecerá a experiência imersiva de visita ao Museu da Inclusão, no Memorial da América Latina. Esta vivência sensorial permitirá aos educadores experimentarem diferentes formas de acessibilidade e refletirem sobre barreiras arquitetônicas e comunicacionais. 

A formação contempla ainda o desenvolvimento de projetos educomunicativos alinhados ao Currículo da Cidade, com foco na produção de conteúdo midiático direcionado à sensibilização e promoção da inclusão de todas as pessoas no contexto escolar.

Este é mais um passo na consolidação de São Paulo como referência nacional em educação inclusiva e educomunicação, compromisso da SME em oferecer formação continuada de qualidade que dialogue com as demandas da educação pública.

Acesse a íntegra da proposta formativa. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site

Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME

Publicado em: 13/06/2025 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovens Reporteres Cobertura Virada Ods 2

Secretaria Municipal de Educação organiza ações para o junho migrante em escolas

Publicado em: 13/06/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Diversas pessoas sentadas, voltadas para frente, assistindo a uma apresentação. Uma mulher está em pé, ao centro, falando diante de uma tela de projeção onde aparece o logotipo do Gabinete Integrado de Proteção Escolar.
Na imagem, vemos três crianças pequenas, do CEI Maria Beatriz Nascimento, sorrindo e posando para a foto dentro da Arena Corinthians, um famoso estádio de futebol em São Paulo. Elas estão usando crachás e camisetas brancas. Ao fundo, aparecem as arquibancadas vazias com cadeiras brancas.

Crianças do CEI Maria Beatriz Nascimento visitam a Arena Corinthians, em Itaquera

Publicado em: 13/06/2025 12h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Analista De Esporte em atividade na piscina com adultos

SME divulga classificação para Analista de Educação Física dos CEUs

Publicado em: 13/06/2025 12h25 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 145 146 147 148 149 1.673