Notícias
SME abre inscrições para Seminário de Educação Ambiental
Inscrições online começam neste sábado (17), às 12h, até o término das vagas
Publicado em: 17/09/2022 9h42 | Atualizado em: 17/09/2022
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo Técnico de Currículo – Educação Ambiental, realizará o seminário “Educação Ambiental: rumos e perspectivas” na próxima quinta-feira (22), das 8h às 17h30, na Universidade Nove de Julho, Campus Memorial, localizado na Avenida Dr. Adolpho Pinto, 109, Barra Funda. O evento possui carga horária de 8 horas presenciais e um total de 250 vagas.
As inscrições online podem ser feitas a partir das 12h deste sábado (17) até o término das vagas pelo link que está no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. As inscrições serão validadas pela ordem de cadastro, considerando as especificações do público-alvo. Receberão certificado os participantes que obtiverem conceito P ou S pela participação e envolvimento e 100% de frequência.
Podem participar Supervisor Escolar, Diretor De Escola, Coord. Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Entre os objetivos do “Seminário Educação Ambiental: rumos e perspectivas” estão a intenção de promover a sensibilização de profissionais da RMESP, a partir da reflexão sobre os rumos e as perspectivas da Educação Ambiental, fomentar o diálogo sobre temas relacionados às questões socioambientais e o desenvolvimento sustentável. Além de apresentar possibilidades teórico-práticas de como as unidades educacionais podem promover intervenções relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, de maneira contextualizada com as suas regiões.
Clique aqui e faça sua inscrição.
Acesse a íntegra da publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
Educação Ambiental
A Educação Ambiental tem se mostrado como importante instrumento na construção de processos educacionais que se iniciam nas escolas e que podem transcender seus muros, levando a mudanças na comunidade.
Desta forma, garantir espaços de discussão, de construção de conhecimento e de difusão dos saberes acerca da educação ambiental crítica é, sobretudo, garantir a melhoria da qualidade educacional a partir do aprofundamento teórico e da apreensão de novas estratégias pedagógicas.
Com a qualificação da Educação Ambiental, poderão ser atingidos novos padrões comportamentais em relação à produção, ao consumo e à promoção de ambientes equilibrados e saudáveis, numa consonância direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável presentes no Currículo da Cidade.
Promover ações que sensibilizem para a discussão das questões envolvendo o meio ambiente é mais do que apontar na direção da natureza intocada, da área verde preservada, é, antes de tudo, possibilitar a reflexão sobre como a construção de Escolas Sustentáveis e Resilientes pode contribuir para a mudança de padrões sociais que promovam o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Publicado em: 18/06/2025 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Publicado em: 18/06/2025 6h13 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Publicado em: 18/06/2025 3h22 - em Educação Ambiental
CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades
Publicado em: 18/06/2025 3h09 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Publicado em: 18/06/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus