Notícias
Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal
Investimento de quase R$ 30 milhões visa promover a saúde visual e melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes.
Publicado em: 19/02/2024 17h17 | Atualizado em: 19/02/2024
A Prefeitura de São Paulo retomou, nesta segunda (19), as ações do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, que visa avaliar a saúde ocular de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com um investimento de quase R$ 30 milhões, o programa tem como objetivo promover a melhoria do desempenho escolar, ao oferecer atendimento oftalmológico gratuito, incluindo óculos, atendimento hospitalar e cirurgia, das crianças e adolescentes que necessitarem.
As primeiras ações de 2024 ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coelho Neto e na EMEF Vinícius de Moraes, situadas na Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus. No atendimento, os estudantes passam por exames para avaliação de sua saúde ocular, e aqueles que apresentarem estrabismo ou outras patologias oculares, serão encaminhados para Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento especializado.
A ação das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, é viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Suel Abujamra e conta com uma equipe especializada composta por três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico, responsáveis pela triagem oftalmológica dos estudantes.
As crianças e adolescentes que receberem prescrição de óculos serão auxiliados por um técnico de óptica na escolha da armação e na realização das medidas necessárias para sua confecção. No momento da entrega, as armações serão adaptadas ao rosto de cada aluno, garantindo conforto e qualidade visual.
O Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia tem como objetivo principal evitar o diagnóstico oftalmológico tardio, reduzindo a evasão escolar e contribuindo para a melhoria do aprendizado dos estudantes.
No primeiro semestre de 2024 o atendimento foi retomado em seis Unidades Educacionais simultaneamente. Sendo elas: EMEF Moisés Elias de Souza, Tenente; EMEF Vicente de Paulo Dale Coutinho, da DRE Pirituba; EMEF Marechal Deodoro da Fonseca e EMEF Maria Antonieta D’Alkimin, da DRE Butantã, e EMEF Coelho Neto e EMEF Vinicius de Moraes, da DRE São Mateus.
Em 2023 o atendimento foi iniciado na EMEF Eliane Benutte Lessa Ayres Gonçalves, na DRE Pirituba, e na EMEF Marechal Deodoro da Fonseca, da DRE Butantã.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Relacionadas
Projeto “Alimentação Orgânica e Sustentabilidade” beneficia mais de 600 crianças de quatro CEIs da DRE Ipiranga
Publicado em: 23/06/2025 10h16 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Francisco Rebolo lança livro de poesias feito por estudantes
Publicado em: 23/06/2025 9h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Publicado em: 18/06/2025 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Publicado em: 18/06/2025 6h13 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Publicado em: 18/06/2025 3h22 - em Educação Ambiental