Notícias

Seminário discute Cultura Indígena na rede Municipal de Ensino

IV Seminário Agosto Indígena pretende educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural da Cidade de São Paulo

Publicado em: 29/08/2019 16h45 | Atualizado em: 10/12/2020
seminarioagostoindigena_740x430.jpg

Nesta sexta-feira (30) a Secretaria Municipal de Educação realizará o IV Seminário Agosto Indígena 2019, evento que tem o objetivo de evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social e política, de forma a possibilitar a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

O encontro acontecerá em período integral na Uninove no Campus Memorial da Barra Funda e contará com a participação de Agentes de Apoio, Agentes Escolares, Analistas de Informações Culturais e Desportivas – Biblioteca, Assistentes Técnicos Educacionais, Assistentes de Diretor de Escola, Auxiliares Técnicos de Educação, Bibliotecários, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Professores de Educação Infantil, Professores de Ensino Fundamental e Médio, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Secretários de Escola e Supervisores Escolares das treze Diretorias Regionais de Educação, totalizando 450 vagas.

A programação terá apresentações culturais de MC Hebertim Werá, na parte da manhã; e do Grupo MakunaíContos, com Cristino Wapichana, Sandra Maurami e Zezinho Rodrigues, na parte da tarde, além de aula magna sobre ‘Cosmovisão Indígena’, com Kaka Werá, palestra sobre com Daniel Munduruku e a Cordelista Auritha Tabajara, do Cear, relatos de práticas docentes, além de minipalestras.

A Rede Municipal de Ensino

Desde o final da década de 1990, a Rede Municipal de Ensino, atenta às mudanças sociais, políticas e culturais, tem introduzido ações, de forma orgânica, voltadas ao reconhecimento de todos os grupos sociais presentes nas unidades educacionais.

A partir de 2014, e em anos alternados, mostras culturais temáticas (indígenas, imigrantes, afro-brasileiras e africanas) passaram a destacar palestrantes, apresentações artísticas e culturais materiais de representantes dessas culturas. Essas ações acontecem em parceria com as 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs), por meio de suas Divisões Pedagógicas (DIPEDs).

O IV Seminário Agosto Indígena dá sequência a esse processo transformador de educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural representada na Cidade de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mutirão Da Limpeza Emef Da Emef Marechal Deodoro

Estudantes da EMEF Marechal Deodoro participam de mutirão da limpeza na região central de São Paulo

Publicado em: 27/06/2025 1h07 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Estudantes Da Emef Josué De Castro Visitam O Ceagesp

Imprensa jovem da EMEF Prof. Josué de Castro visita o CEAGESP em ação que valoriza o território

Publicado em: 26/06/2025 4h11 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Emef Cecííla Projeto Bairro Da Gente

Estudantes da EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos participam de projeto que valoriza a identidade dos bairros de São Paulo

Publicado em: 26/06/2025 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Publicado em: 26/06/2025 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Emef Philó Gonçalves Dos Santos Desenvolve Projeto Que Une Natureza E Cultura

Projeto da EMEF Profª Philó Gonçalves une educação ambiental e cultura

Publicado em: 25/06/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 140 141 142 143 144 1.674