Notícias
Rede Municipal de São Paulo adere a Prova Nacional Docente como etapa para concursos e processos seletivos
A Prova poderá ser utilizada como critério complementar, desde a participação inicial até o aproveitamento da nota, conforme os editais que serão publicados
Publicado em: 27/06/2025 17h09 | Atualizado em: 30/06/2025
A Rede Municipal da capital paulista confirmou a adesão à Prova Nacional Docente (PND) que teve o edital publicado pelo Ministério da Educação neste mês. Em portaria divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (nº 6.437 de 2025) está autorizada a utilização do exame como etapa de concurso público ou processos seletivos para contratações por tempo determinado de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
De acordo com a normativa, o exame poderá ser utilizado nos concursos públicos e nos processos seletivos como uma das etapas, incluindo critérios como a exigência de participação e o uso da nota, sempre de acordo com o que estará disposto no edital divulgado pela pasta.
O Secretário Fernando Padula destacou que a prova vai de encontro às políticas públicas da pasta para qualificação e formação dos profissionais que estão pautadas na valorização da carreira, fortalecimento dos critérios de seleção e incentivo aos estudantes de licenciatura.
“São Paulo recebe com muita alegria e entusiasmo essa prova. Acho que ela está totalmente aderente ao que a Rede Municipal está fazendo nos últimos anos. Trabalhamos nesses dois pilares: tornar a carreira mais atrativa e melhorar a barra de seleção”
Prova Nacional Docente
A Prova Nacional Docente, que está sendo apelidada como “Enem dos Professores”, tem como objetivo melhorar a qualidade da formação e do ingresso de profissionais nas redes de ensino do país, estimular a realização de concursos e aumento de quadro de profissionais, além de ajudar a fornecer dados para políticas públicas de formação inicial e continuada de professores.
A prova será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 26 de outubro em todo o país. As inscrições estão previstas para começarem no dia 14 de julho.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Estudantes da EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos participam de projeto que valoriza a identidade dos bairros de São Paulo
Publicado em: 26/06/2025 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista
Publicado em: 26/06/2025 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Projeto da EMEF Profª Philó Gonçalves une educação ambiental e cultura
Publicado em: 25/06/2025 5h08 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Pesquisa aponta expansão de 67% de pontos de lojas credenciadas para venda de kit escolar e uniforme
Publicado em: 25/06/2025 1h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Diretorias Regionais promovem formação de SLAM no contexto escolar
Publicado em: 25/06/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases