Notícias

Aula inaugural do curso “Alfabetização e Práticas de Linguagem”

Primeiro encontro realizado no dia 15 de setembro, na Uninove Vergueiro; formação conta com 36 turmas

Publicado em: 18/09/2018 13h10 | Atualizado em: 30/11/2020

aula_inaugural_curso_740x430.jpg

Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores designados na função de Recuperação Paralela e Coordenadores Pedagógicos participaram no último sábado (15), no período da tarde, do curso “Alfabetização e práticas de linguagem”. A formação ocorreu no auditório da Uninove, do Campus Vergueiro, em parceria com o Instituto Península e o Instituto Singularidades.

O curso, que acontece entre 15 de setembro e 10 de dezembro, com 36 turmas, somando o total de 1800 vagas, tem o objetivo de ampliar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos dos professores da rede municipal de ensino nos âmbitos da alfabetização e das diversas práticas de linguagem no ciclo de alfabetização.

Compuseram a mesa de abertura da aula inaugural do curso o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, a Diretora da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM) da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carla Francisco, a Gerente de Projetos do Instituto Península, Daniela Kimi, o Diretor Executivo do Instituto Singularidades, Miguel Thompson e a Professora Mestre, Sônia Madi.

“Essa parceria entre a Rede Municipal de Ensino e os Institutos mostra como podemos construir, a partir da experiência de ambos, ações de aprofundamento do Currículo da cidade”, observou o Secretário Alexandre Schneider. “Desejamos que essa formação seja muito significativa e que, de fato, impacte nas práticas que temos nas salas de aula, em especial, nas práticas de alfabetização”, ressaltou Carla Francisco, Diretora da DIEFEM.

Em seguida, foi proposta uma atividade de acolhimento para os participantes com a seguinte pergunta: “Por que me tornei um professor alfabetizador e quais são as qualidades que um professor alfabetizador precisa ter?”.

Após a atividade de acolhimento, os participantes puderam assistir à exibição de um vídeo que apresentou a experiência de quatro professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino.

Dando continuidade à aula inaugural do curso, a Professora Doutora Silvana Augusto e a Professora Mestre Sônia Madi conversaram com o público sobre o tema “Alfabetização e Práticas de Linguagem – Princípios Teórico-práticos do curso”.

Na etapa final da aula, o público pôde acompanhar a apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Para mais informações sobre o curso, acesse o comunicado oficial.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Publicado em: 18/12/2015 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem

Arte e emoção marcam comemoração dos 10 anos da Imprensa Jovem

Publicado em: 18/12/2015 2h37 - em Programas e Projetos

1 1.414 1.415 1.416 1.417 1.418 1.488