Notícias

Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Encontro abordou protocolo da rede municipal e fortaleceu o protagonismo estudantil nas ações antirracistas nas escolas

Publicado em: 06/05/2026 11h46 | Atualizado em: 07/05/2026

Gremios Estudantis A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (6), a formação online voltada aos Grêmios Estudantis e seus orientadores sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação. A atividade teve como objetivo fortalecer o protagonismo estudantil e ampliar o conhecimento sobre o documento, incentivando sua implementação nas unidades educacionais. 

A transmissão foi realizada pelo canal do YouTube da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e fica disponível para assistir posteriormente.

Elaborado para orientar toda a rede municipal, o protocolo reúne diretrizes sobre como prevenir, reconhecer e agir diante de situações de racismo e xenofobia nos espaços educacionais, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito, inclusão e equidade. 

Durante a formação, foram apresentados os principais pontos do documento, com foco no papel dos estudantes como agentes de transformação. A iniciativa também buscou ampliar o conhecimento dos Grêmios Estudantis sobre o tema e fortalecer sua atuação como protagonistas e multiplicadores de práticas antirracistas nas escolas. 

Nesse contexto, a Secretaria orienta que o conteúdo do protocolo seja incorporado ao plano de trabalho dos Grêmios Estudantis e amplamente divulgado nas unidades educacionais, promovendo reflexão e ações concretas junto à comunidade escolar. 

A participação das equipes e dos estudantes é considerada fundamental para fortalecer, de forma coletiva, uma escola mais justa, acolhedora e comprometida com o enfrentamento de todas as formas de discriminação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher ao lado de um robô e ao redor deles marcas de luzes laranjas.

CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana 

Publicado em: 19/05/2026 1h38 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia de meninos na quadra jogando futsal. Em primeiro plano o fundo da rede.

Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital 

Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Concurso Miss Mister 3ª idade

CEU Quinta do Sol promoveu concurso Miss e Mister 3ª Idade com foco no envelhecimento ativo

Publicado em: 18/05/2026 4h33 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra um cartaz com a frase
Pessoas conversando em um palco com uma plateira

Estudantes e professores de escola municipal lançam livro sobre o bairro do Bexiga

Publicado em: 18/05/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 12 13 14 15 16 1.673