Notícias

Alunos mediadores percorrem comunidade promovendo encontros com a leitura

Projeto tem o objetivo de incentivar a leitura para diferentes faixas etárias por meio do protagonismo juvenil

Publicado em: 06/09/2018 14h32 | Atualizado em: 30/11/2020
Alunos_mediadores_percorrem_comunidade_740_x_430.jpg

Alunos mediadores de leitura do projeto AdoLêSer da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) General Júlio Marcondes Salgado, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé (DRE JT), promovem o protagonismo por meio de ações de incentivo à leitura aos estudantes do ciclo de alfabetização da própria unidade e entidades parceiras no bairro do parque Edu Chaves, zona norte de São Paulo.

O projeto acontece há quatro anos e conta atualmente com a presença de 35 alunos, divididos em duas turmas, com aulas semanais no período da manhã, coordenados pela professora orientadora da sala de leitura (POSL) Cristiane Silva. “Em uma de nossas formações, no ano de 2014, fui apresentada ao Projeto AdoLêSer – Mediadores de Leitura e, desde então, aos poucos, superando dificuldades, esse projeto foi ganhando forças na comunidade escolar. Começamos tímidos, a intenção era que alunos do Ciclo Autoral lessem para os alunos do Ciclo de Alfabetização”, conta Cristiane.

As mediações acontecem nos Centros de Educação Infantil (CEIs) Pérola Byington, Edu Chaves, Francisco Marcondes, Vila Constança, na casa de repouso Vida Plena, na biblioteca do bairro José Mauro de Vasconcelos, além de ações ocasionais na Biblioteca São Paulo e no SESC Bom Retiro.

“Três anos de parceria, de histórias lidas bem juntinhas e às vezes no colo, embaixo de árvores, dentro da casinha ou no alto do brinquedo do parque, contadas ao pé do ouvido na sala de leitura! Encontros sempre tão esperados pelas crianças do CEI e adolescentes do Adolêser! São encontros para ler, se encantar, se conhecer e aprender!”, observa Maria Cristina Gigante da Silva, diretora do CEI Pérola Bygton.

As intervenções literárias propostas pelos alunos mediadores visam contribuir com o protagonismo e o desenvolvimento leitor dos adolescentes participantes, promovendo atividades integradas entre diversas faixas etárias: adolescente/adolescente, adolescente/criança, adolescente/adulto, cultivando ações intergeracionais.

“Quando entrei no projeto já achei incrível, me identifiquei com várias coisas. Fiquei emocionada quando fui à casa de repouso. Também é muito bom ver a felicidade das crianças na hora que eu leio para elas. Eu me sinto muito importante quando vejo as crianças e os idosos esperando por mim”, conta Vitória Freitas, aluna mediadora do projeto.

Galeria de Fotos


Acesse a página do projeto no facebook

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante movimentando as mãos.
Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller

Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller

Publicado em: 17/11/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia do encontro formativo dos Coordenadores Pedagógicos Ingressantes.

SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal 

Publicado em: 14/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Composição com 3 fotografias do acervo da Exposição Permanente da Educação Municipal que reabre amanhã.

Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)

Publicado em: 14/11/2025 11h55 - em Secretaria Municipal de Educação

1 12 13 14 15 16 1.613