Notícias

Imprensa Jovem e Motoca na Praça serão apresentados no Festival LED – Luz na Educação neste fim de semana no Rio de Janeiro

Carlos Lima, coordenador de Educomunicação, Lívia Guimarães Arruda, professora responsável pelo projeto Motoca na Praça, e o estudante Pedro Murilo Borges, da EMEF Paulo Duarte, irão participar de conversas sobre suas práticas na Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Publicado em: 20/06/2024 19h04 | Atualizado em: 21/06/2024
Imagem com fundo azul marinho onde se lê "Festival Led - Luz na Educação"

Nesta sexta-feira (21) e sábado (21), acontece na cidade do Rio de Janeiro a 3ª edição do Festival LED – Luz na Educação, no Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio (MAR). O festival promove o encontro de especialistas, professores, estudantes, empreendedores, artistas e toda a sociedade para discutir temas relacionados ao futuro da educação.

O Prêmio LED faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho que reconhece e impulsiona práticas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento do futuro da educação brasileira.

Professores e um estudante da Rede Municipal de Ensino participarão apresentando o Programa Imprensa Jovem e o projeto “Motoca na Praça: andanças e aventuras na Praça da República”, ambas iniciativas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. 

Na sexta-feira (21), será a vez da professora Lívia Arruda compartilhar suas vivências sobre o premiado projeto “Motoca na Praça: andanças e aventuras na Praça da República”. Ela ficou entre os 15 finalistas do Prêmio LED 2024 – Luz na Educação, da TV Globo, na categoria Educadores.  

O projeto “ Motoca na Praça” é uma iniciativa inovadora que vem encantando as crianças de 4 e 5 anos desde 2019 e tem como objetivo levar os pequenos a explorar o entorno da escola e descobrir os lugares próximos.

A iniciativa já foi agraciada com o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, no eixo Direitos Humanos, em 2023; Prêmio Territórios, do Instituto Tomie Ohtake, Prêmio Paulo Freire, da Câmara Municipal de São Paulo, na categoria Educação Infantil, ambos em 2022. 

No sábado (22), a dupla de educomunicadores, Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, e Pedro Murilo Borges, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Duarte e jovem repórter do Imprensa Jovem, participarão de conversas sobre educação de qualidade e integral, educação midiática, e autonomia e protagonismo de crianças e jovens na produção de conteúdos educomunicativos.

Para Carlos Lima, “a experiência de dialogar sobre o programa Imprensa Jovem é uma oportunidade de inspirar outras outras regiões do país a desenvolver suas propostas de Educomunicação”. O Programa Imprensa Jovem – Agência de Notícia é reconhecido pela Unesco como prática de Alfabetização Midiática Informacional a partir do prêmio Aliança Global pela Mídia e Informação em 2020.

Confira, abaixo, as programações das quais eles farão parte:

21 de junho | sexta

Das 14h10 às 14h20 – Palco LED Inova

Apresentação Finalista Prêmio LED: Projeto ‘Motoca na praça’

O “Projeto Motoca na Praça” busca transformar a relação das crianças com o entorno da escola. Por meio de saídas semanais de triciclo pelo centro de São Paulo, as crianças da Educação Infantil têm a oportunidade de ver e serem vistos pela multidão, interagindo e levantando questionamentos sobre o ambiente ao redor. A proposta, que se iniciou na EMEI Armando de Arruda Pereira, procura estabelecer um vínculo positivo com o entorno da escola para além do momento da chegada e da saída, humanizando o espaço urbano através do brincar e levando à reflexão acerca do direito à cidade.

Com Livia Guimarães Arruda, finalista Prêmio LED 24 na categoria Educadores.

22 de junho | sábado

Das 9h às 10h – Espaço Ashoka no LED Experimenta

Roda de Conversa: Escola das Adolescências | Parceiro de conteúdo: Ashoka

Para atuar na questão do Ensino Fundamental o, MEC, Undime e Consed estão desenvolvendo uma política de fortalecimento dos anos finais do EF, o programa Escola das Adolescências. Convidamos estudantes, professores, gestores e pais para um bate-papo com a liderança do programa, que tem por objetivo constituir uma escola acolhedora que impulsione a qualidade social da educação e o desenvolvimento integral dos adolescentes.

Com Tereza Farias (Coordenadora Geral de Ensino Fundamental-MEC), Pedro Murilo Borges (educomunicador do Imprensa Jovem e estudante da EMEF Paulo Duarte da DRE São Mateus em São Paulo/SP), Graziele Duarte Santos (estudante do Colégio Estadual de Aplicação Anisio Teixeira em Salvador/BA), Ruth Martins e Julia Duarte (produtoras de conteúdo da Rádio Escola), Melissa Brum , Kevellyn Lopes e Gabriel Barbosa (Agência de Notícias dos Alunos da Rede-MultiRio/RJ) e mediado por Thais Mesquita (coordenadora de parcerias estratégicas da Ashoka e do Escolas2030)

Das 11h30 às 12h30 – Espaço Ashoka no LED Experimenta

Reunião de Pauta: Imprensa Jovem, Agências de Notícias e Rádio Escola | Parceria de conteúdo Ashoka

E se crianças e jovens estivessem no comando da programação? E se decidissem as pautas, produzissem as reportagens, editassem as chamadas enquanto aprendem, se divertem e amplificam as vozes da comunidade escolar? Isso não é sonho. Já é a prática de iniciativas ligadas a secretarias de educação e organizações da sociedade civil que enfatizam a autonomia de crianças, adolescentes e jovens na produção de conteúdos que problematizam e interpretam o mundo. Venha conhecer quem articula essas iniciativas e adaptar esses modelos em sua escola, rede de ensino ou comunidade.

Com Carlos Lima (criador do Imprensa Jovem na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo), Carla Aragão (diretora de inovação e tecnologia do IAT-SEC/BA), Jorge Moreno (fundador da Rádio Escola-RJ), Fábio Mendonça (gerente do projeto Andar/MultiRio), Monise Berno (gestora da Agência Jovem de Notícias da Viração) e convidados, mediado por Andrea Margit (líder de novos paradigmas da Ashoka)

Veja aqui a programação completa do Festival LED – Luz na Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Coletânea de Textos Legais 2011

Coletânea de Textos Legais 2011

Publicado em: 21/01/2016 11h13 - em Educadores

Coletânea de Textos Legais 2012

Coletânea de Textos Legais 2012

Publicado em: 21/01/2016 11h12 - em Educadores

Coletânea de Textos Legais 2013

Coletânea de Textos Legais 2013

Publicado em: 21/01/2016 11h11 - em Educadores

Coletânea de Textos Legais 2014

Coletânea de Textos Legais 2014

Publicado em: 21/01/2016 11h10 - em Educadores

Coletânea de Textos Legais 2012 Procedimentos Disciplinares e Aplicação de Penalidades
1 1.389 1.390 1.391 1.392 1.393 1.479