Notícias
Prefeitura lança Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos
O documento segue a linha do plano nacional e contou com a participação da sociedade civil
Publicado em: 03/01/2017 12h37 | Atualizado em: 04/05/2021
Nesta quarta-feira (7), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), lança o Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos (PMEDH). O documento tem como objetivo consolidar e institucionalizar as experiências na área em curso na cidade.
Confira o texto final do plano aqui
O plano municipal é um desmembramento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH – 2006), mas recebeu modificações e eixos que o fazem dialogar melhor com a realidade das instituições e serviços da cidade. O documento segue a mesma estrutura do nacional: Educação Básica, Educação Não Formal, Ensino Superior, Educação dos Profissionais do Sistema de Justiça e Segurança e Educação e Mídia.
O processo de construção contou com ampla participação social por meio de consultas públicas tanto na esfera governamental, quanto em relação a sociedade civil. Todas as sugestões e revisões contribuíram para o aprimoramento da proposta.
“O Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos é um legado de sistematização das grandes conquistas de projetos e ações desenvolvidos ao longo dos últimos anos na área da Educação em Direitos Humanos na Cidade de São Paulo. Sua construção foi longa e participativa, servindo de base para que possamos construir cidadania o tempo todo no exercício do serviço público”, afirmou Eduardo Bittar, ex-Coordenador de Educação em Direitos Humanos da SMDHC.
Atualmente, a Coordenação de Educação em Direitos Humanos já atua no sentido de formar servidores públicos municipais, fortalecer a educação em direitos humanos na rede municipal de ensino, promover a cultura de direitos humanos e incentivar ações na área. Entre outras iniciativas, desde 2013, foram realizadas 6.265 formações para educadores e servidores públicos em geral, além da capacitação de 6.420 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em direitos humanos e 4.547 em mediação de conflitos.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Relacionadas
Escola municipal utiliza mini estação meteorológica para fortalecer o aprendizado de matemática
Publicado em: 01/07/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
SME abre processo seletivo para vagas e cadastro de reserva para atuação em Classes Hospitalares
Publicado em: 01/07/2025 11h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre a SME e SESI promove aulas extras de matemática no contraturno para mais de mil estudantes
Publicado em: 30/06/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação Butantã inaugura sala de apoio para servidoras lactantes
Publicado em: 30/06/2025 2h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME abre inscrições para os professores interessados em atuarem nas EMEFs dos novos CEUs
Publicado em: 30/06/2025 11h44 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera