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José Luis Salmaso

Professor Autor

Publicado em: 11/07/2017 16h59 | Atualizado em: 30/11/2020

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SINERGIA
Revista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, v.11 n.1, jan./jun.,2010
 – Artigo de José Luís Salmaso: Autonomia e construção do conhecimento: a ação supervisora nos processos formativos na educação básica

Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre o papel do Supervisor Escolar nos processos formativos, tanto os formais e oficiais, quanto aqueles existentes nas práticas institucionais que permeiam o ambiente escolar. Destaca o papel mediador da ação supervisora na construção do conhecimento para uma educação e uma escola emancipatórias e o compromisso político desse profissional da educação com os direitos engendrados na práxis social brasileira hodierna, tornado-se sujeito e partícipe desse processo.

Ação supervisora: tendências e práticas – Editora CRV – 2012
Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani / José Luís Salmaso / Júlio Gomes Almeida

Este livro reúne artigos sobre a Ação Supervisora, escrito por supervisores escolares da rede municipal de ensino de São Paulo, formando um mosaico revelador das concepções presentes na sua prática. Os textos estão organizados em dois eixos: um concentra os mais relacionados à ação supervisora e políticas públicas educacionais e o outro traz as experiências de formação de gestores feita pelos supervisores escolares. Cada um deles traz resultados de diferentes experiências: pesquisas acadêmicas, participação em atividades de formação continuada, acompanhamento das unidades escolares, discussões em grupos de estudos etc.

Supervisão educacional – as tensões no acompanhamento do trabalho escolar
Edição: 1ª / Ano da Edição: 2017 / Editora: Appris

O livro Supervisão educacional: as tensões no acompanhamento do trabalho escolar apresenta a supervisão educacional como mediação entre as necessidades das unidades e as políticas desenvolvidas pelo sistema de ensino. A obra discute, a partir da visão de supervisores, o papel que esse profissional ocupa no sistema de ensino em que atua. Considera que essa atuação acontece em um contexto de mudanças significativas, promovidas pelo grande avanço das tecnologias e suas repercussões em diferentes setores da vida social, o que tem questionado o papel da escola e dos profissionais que nela atuam, trazendo-lhes novas demandas e novos desafios. Assim, trata-se de um trabalho que propõe um estilo de supervisão educacional que foge ao estilo clássico do supervisionar, fundado na hierarquia, na fiscalização e no controle, caminhando em direção a um estilo de supervisão fundado no compromisso com a melhoria da qualidade da escola pública.

Contato: jsalmaso@prefeitura.sp.gov.br Supervisor Escolar – DRE IP

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