Notícias
EMEF Almirante Tamandaré no torneio de xadrez
Alunos de 8 a 14 anos da escola disputaram a competição com várias escolas municipais.
Publicado em: 06/07/2016 15h41 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela Equipe Imprensa Jovem Rádio Calafrio.
Ele já foi considerado difícil e até mesmo elitista até pouco tempo. Pelo menos foi o que a equipe da Imprensa Jovem da Rádio Calafrio descobriu pesquisando em vários sites sobre esse esporte. Hoje, felizmente, o xadrez já faz parte de grande parte das escolas públicas graças aos benefícios pedagógicos de sua prática. Ele é um jogo que trabalha vários valores como responsabilidade, ética, autoconfiança, criatividade e socialização.
Com mais de seis anos de Projeto de Xadrez e mais de cinco títulos conquistados, a professora de Educação Física, Regina Ferreira Nascimento, acompanhou os alunos da EMEF Almirante Tamandaré ao campeonato dos Jogos Estudantis de Xadrez, na modalidade por equipe. Em entrevista à Imprensa Jovem da Rádio Calafrio, a professora comentou que procura incentivar os alunos a participar de várias competições em São Paulo e, até mesmo, em Guarulhos.

Como não é possível levar todos os alunos, a professora explicou que procura selecionar aqueles que, por meio das aulas, amadurecem o raciocínio lógico, a concentração, a memória e, com isso, conseguem melhor movimentação de peças para dar o xeque-mate.
Os Jogos Estudantis de Xadrez ocorrem anualmente e podem participar alunos das unidades da Rede Municipal de Ensino. As disputas estão cada vez mais acirradas e dessa vez a escola não se classificou. “Não conquistamos as primeiras colocações, mas vê-los competindo e participando de forma intensa e dedicada é muito gratificante. O mais importante dessas competições é que elas levam o aluno a um amadurecimento emocional e a uma independência comportamental. O torneio não é apenas uma oportunidade de colocar em prática o que aprenderam, mas também onde aprendem a lidar com a vitória ou com a derrota. É nesse momento que o respeito ao adversário e o caráter são colocados à prova”, explica a professora Regina.
O campeonato dos Jogos Estudantis de Xadrez da Secretaria Municipal de Educação é um torneio por equipe com categorias sub-8, sub-10, sub-12 e sub-14 e a primeira etapa ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã nos dias 7 e 10 de junho.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Estudantes da Rede Municipal participam de evento da ONU na capital paulista
Publicado em: 04/07/2025 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP inaugura novo CEU com capacidade para atender quase 7 mil pessoas na Zona Leste
Publicado em: 04/07/2025 12h54 - em Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação promove experiências culturais para os educandos do MOVA
Publicado em: 03/07/2025 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025
Publicado em: 03/07/2025 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade
Publicado em: 03/07/2025 10h29 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases