Notícias

20 mil crianças participam do Programa Recreio nas Férias da Prefeitura de São Paulo

Atividades esportivas e culturais acontecem entre os dias 13 e 24 de janeiro

Publicado em: 10/01/2020 13h36 | Atualizado em: 01/10/2021
Início Recreio Nas Férias

 

Na segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Educação (SME) dá início a 38ª Edição do Recreio nas Férias “Brincadeira é Coisa Séria!”. Evento acontecerá de 13 a 24 de janeiro, das 9h às 16h, em 53 polos espalhados em várias regiões da cidade de São Paulo. Todas as crianças inscritas recebem 3 refeições (desjejum, almoço e lanche) e para aquelas que forem realizar passeios externos será entregue um kit lanche individual.

São esperadas cerca de 20 mil crianças e adolescentes – de 4 a 14 anos – para participarem de atividades recreativas, culturais e esportivas nos 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 3 Centros de Educação Infantil Indígena (CECIs) e 4 instituições. Acesse relação de polos de atendimento.

Mais de mil oficinas com atividades lúdicas ocuparão diversos espaços dos CEUs/Polos, tais como: teatro, salas multiuso, biblioteca, quadras e piscinas. Todas as atividades são gratuitas. Refeições e lanches serão servidos diariamente. Serão distribuídas cerca de 59 mil refeições diárias.

Durante os dez dias de programação os participantes terão a oportunidade de visitar locais como: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Museu do Futebol, Memorial da Resistência, Museu de Arte Brasileira, Museu Lasar Segal, além de 15 unidades do SESC, incluindo o Cine SESC. Companhias teatrais também apresentarão 19 espetáculos infantis e infanto-juvenis nas unidades dos CEUs.

A abertura oficial será no Centro Educacional Unificado (CEU) Pêra Marmelo e contará com apresentação do espetáculo teatral “A Lenda do Cigano e o Gigante”, atividades culturais, esportivas e brinquedos infláveis. Acesse a programação de espetáculos e passeios do Recreio nas Férias da semana de 13 a 17 de janeiro (arquivo pdf) e a programação de espetáculos e passeios da semana de 20 a 24 de janeiro (arquivo pdf) (sujeito à alterações).

As inscrições podem ser feitas até o esgotamento das vagas no polo de interesse, inclusive durante a realização do Programa. Para participar, não precisa ser estudante de uma escola municipal, basta comparecer em um polo levando autorização assinada por um responsável.

Formação dos profissionais que atuam no Recreio nas Férias

Entre 6 e 10 de janeiro, a SME promoveu a formação de 1.272 profissionais que atuarão na 38ª edição do Recreio nas Férias.

A formação foi realizada em vários Polos descentralizados – CEUs Vila Rubi, Caminho do Mar, Casa Blanca, Aricanduva e Parque Veredas; Diretorias Regionais de Educação (DREs) Freguesia/Brasilândia e Pirituba/Jaraguá e nos SESCs Santo Amaro, Belenzinho, Itaquera, Vila Mariana, Pompéia, Interlagos e Parque Dom Pedro II.

Agentes de recreação, coordenadores de polo, oficineiros, analistas de informações, cultura e desporto e coordenadores dos núcleos educacionais, de esporte e de cultura tiveram formações que abordaram o brincar como um facilitador das aprendizagens pertinentes a cada faixa etária e a cada fase de desenvolvimento das crianças e jovens.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.

Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens

Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
1 132 133 134 135 136 1.674