Notícias
Equipe do programa ‘Cuidando da Escola’ realiza quase 1 mil atendimentos em unidades da Rede Municipal de SP
No total, 600 profissionais trabalham exclusivamente na manutenção das escolas municipais para garantir mais agilidade nos reparos
Publicado em: 26/08/2022 10h56 | Atualizado em: 26/08/2022
A equipe do programa “Cuidando da Escola”, da Secretaria Municipal de Educação, já realizou quase 1 mil atendimentos relacionados a melhorias na infraestrutura de escolas de toda a Rede Municipal desde o início de sua atuação no mês de março.
O programa reúne 600 profissionais que trabalham, exclusivamente, na manutenção de cerca de 1.500 escolas municipais distribuídas em toda a capital. Para garanti-lo, a SME investe aproximadamente 50 milhões por ano.
O objetivo é facilitar e agilizar consertos e melhorias dentro das unidades, minimizando o impacto no andamento das atividades pedagógicas e garantindo o bem-estar geral de estudantes e professores.
Os 600 funcionários estão divididos em 54 equipes formadas por eletricistas, encanadores, pintores, serralheiros, carpinteiros, serventes e encarregados. Cada grupo de 10 ou 13 colaboradores é liderado por um encarregado e cada um dos 5 lotes conta com o apoio de um engenheiro civil e um engenheiro eletricista. O grupo de manutenção escolar presta serviços de segundas às sextas-feiras, no período de 8h às 16h.
Entre os serviços realizados nestes primeiros meses de funcionamento, os principais atendimentos foram melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas nas escolas; serviços preventivos de limpeza de calhas, canaletas e telhados; e desentupimento e reparos em redes de água e esgoto.
Para ser atendida pelo programa, as escolas devem adquirir os materiais necessários para as reformas. Entretanto, o custo da mão de obra executada pelos profissionais do programa não é pago pela unidade educacional, que economiza recurso do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF). O pagamento é feito por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Publicado em: 24/07/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Revista Imprensa Jovem chega à 9ª edição com o tema mudanças climáticas
Publicado em: 24/07/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Publicado em: 23/07/2025 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Publicado em: 23/07/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)
Publicado em: 23/07/2025 9h54 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba