Notícias

Educadores da Rede Municipal de Ensino participam de Seminário sobre a investigação no ensino de Ciências e Matemática

Professores assistiram palestras, apresentaram trabalhos e trocaram experiências sobre o tema

Publicado em: 27/05/2019 15h56 | Atualizado em: 30/11/2020

seminariocienciasemat_740x430.jpg

Na quinta-feira (23), aconteceu no Auditório da Uninove do Campus Memorial, o Seminário: A investigação no Ensino de Ciências e Matemática da Rede Municipal de Ensino (RME). Aproximadamente 500 profissionais da RME estiveram presentes no Seminário, Professores de ensino fundamental e médio, Coordenadores Pedagógicos e Supervisores Escolares participaram da formação.

O encontro teve por objetivo promover um espaço de relatos, debates e discussões sobre experiências curriculares do ensino por investigação em Ciências e Matemática nas escolas municipais. A abertura oficial do Seminário foi realizada pela Diretora de Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), Carla Francisco, e a Professora e Formadora de Ciências da DIEFEM, Daniela Harumi.

Em seguida, os estudantes do projeto Coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Feitiço da Vila, da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, se apresentaram cantando e tocando canções nacionais e internacionais.

Após apresentação, o encontro teve continuidade com a mesa redonda: Ensinar Ciências e Matemática por meio da investigação. Para falar sobre essa temática, foram convidados os professores Vinício Macedo e Lúcia Helena Sasseron, ambos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

seminariocienciasemat_740x430 2.jpg

A primeira a subir ao palco foi a Professora Dra. Lúcia Helena para falar do papel da investigação para a promoção da Alfabetização Científica.

Logo depois, o Professor Dr. Vínicio Macedo apresentou aos profissionais de educação da RME conteúdos sobre a temática, ensino de ciências e matemática por meio da investigação.

seminariocienciasemat_740x430 1.jpg

Após explanação dos palestrantes, a plateia pôde fazer perguntas sobre os temas apresentados.

Na parte da tarde, houve a abertura de inscrições para participação de professores nas apresentações de relatos de práticas. Durante esse processo, o público desfrutou de músicas ambientes tocadas por estudantes do Projeto Viola Caipira, da EMEF 19 de Novembro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha. As apresentações foram feitas no formato banner com relatos de práticas realizadas nas escolas.

Posteriormente, 26 trabalhos desenvolvidos por Professores da Rede Municipal de Ensino foram selecionados pela equipe da DIEFEM para serem apresentados nas salas temáticas.

O Professor de Ciências, André Martelini, da EMEF Henrique Raymundo Dyott Fontenelle, da DRE Pirituba / Jaraguá, comentou sobre a importância do Seminário para a Rede Municipal de Ensino. “A partir desse seminário, você começa a entender melhor e a trabalhar com os materiais fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, a partir disso, esse seminário tem grande relevância e ajuda os professores a terem um melhor trabalho em sala de aula”, observou André.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra profissionais da Educação reunidos no auditório para os

SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as  DREs

Publicado em: 23/07/2025 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Oficinas Cerebrais No Ceu Vila Alpina Estão Com Inscrições Abertas

CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental

Publicado em: 23/07/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Ceu Jaguaré Recebe Evento Solidário No Próximo Sábado

CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)

Publicado em: 23/07/2025 9h54 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)

Publicado em: 22/07/2025 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

logo do prêmio Estudantes Em Ação 3ª edição

CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação

Publicado em: 22/07/2025 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

1 128 129 130 131 132 1.673