Notícias

Ações nos territórios marcam o primeiro semestre da formação em serviço de Gestores Escolares

Cursos procuram refletir os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação.

Publicado em: 28/06/2016 16h05 | Atualizado em: 30/11/2020

gestores_dre_smig_740_x_430.jpg

A Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel iniciou, em março, as ações de formação de 2016 para os Gestores Escolares (Diretores, Assistentes de Diretor e Coordenadores Pedagógicos), com os cursos “Plano de Ação e Articulação dos Gestores Escolares” e “O Gestor Escolar na Promoção da Qualidade Social da Educação”, destinados aos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, respectivamente. Os cursos foram desenvolvidos em 28 turmas, possibilitando a todos os Gestores Escolares a participação, o direito ao debate, e a elaboração de proposições e práticas.

Caminhando para o último encontro, ambos os cursos apresentam uma proposta de formação no território, onde, a cada encontro, se tem a possibilidade de conhecer uma Unidade Educacional (UE), que cede seus espaços para a realização da formação. Após a socialização da pauta e dos objetivos do encontro, os Gestores anfitriões são convidados a apresentar a UE, relatando a seus pares a proposta pedagógica e a articulação da gestão.

Para Vera Maria de Souza, Diretora da DIPED, realizar ações nos territórios é fundamental para “compreendermos os espaços das nossas UEs e as interações que lá ocorrem como importantes elementos formativos, reveladores das concepções de Currículo que emergem do Projeto Político-Pedagógico de cada uma delas e da ação dos sujeitos que atuam neste espaço”.

Ainda segundo a Diretora, “quando afirmamos a escola como lócus de formação, podemos possibilitar a interação e a articulação entre Gestores Escolares para a elaboração de propostas de ação que consideram as próprias de cada território, ao refletir sobre os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação como bases para a promoção da Qualidade Social da Educação”.

O último encontro do 1º Semestre formativo destes cursos ocorre neste mês de junho.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto Artesanato

Projeto trabalha artesanato, criatividade e convivência entre estudantes

Publicado em: 21/05/2026 1h00 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com palco de madeira durante um evento educacional do Movimento LEDUC. À esquerda, uma mulher negra fala ao microfone para o público. No centro do palco, um homem está em pé e duas mulheres e um homem estão sentados em poltronas azuis. Ao fundo, um telão exibe a logo colorida do LEDUC e QR Codes nas laterais. O público acompanha atentamente a atividade.
Fotografia com a capa de 4 HQs.

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de crianças usando coletes laranjas caminhando na rua com pessoas adultas.

Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem

Publicado em: 19/05/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 11 12 13 14 15 1.673