Notícias

Secretaria Municipal de Educação debate boas práticas esportivas em Seminário

O evento consolida a importância de ações na formação integral da criança

Publicado em: 30/05/2019 14h53 | Atualizado em: 30/11/2020

seminariodasboaspraticasprincipal_740x430.jpg

Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (SME), numa parceria entre a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU/DIESP) e da Coordenadoria Pedagógica (COPED/DIEI), realizou o “I Seminário de Boas Práticas dos Núcleos de Esporte, Lazer e Recreação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na Primeira Infância”.

O evento coincidiu com realização da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas, o Dia do Desafio. Em sua 25ª edição, a data celebra a disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação. “Entendemos a importância da prática da atividade física e realizaremos o Seminário de Boas Práticas dos Núcleos de Esporte dos CEUs para a Primeira Infância, como parte da programação do Dia do Desafio”, disse Maria Alice Zimmerman, Diretora da Divisão de Esportes da Coordenadoria dos CEUs da SME. “O Seminário corrobora para estimular a temática sobre importância das práticas corporais desde cedo e durante a vida toda”, concluiu.

seminariodasboaspraticas_740x430.jpg

O encontro contou com a performance do escritor de livros infantis Rogério Andrade Barbosa, que, além de contos africanos, também se dedica às lendas populares de diversas regiões do Brasil e com a apresentação de relatos de prática das Analistas de Informações, Cultura e Desporto – Educação Física Fernanda Furino, do CEU Vila Formosa, que falou sobre o projeto “Brincar”, Tânia Rodrigues, do CEU Parque Veredas, com o projeto “Primeira Infância – Atividades aquáticas e psicomotricidade”, Erica Bitencourt, do CEU Vila Atlântica, com o projeto “Primeira Infância e Psicomotricidade” e Elisângela de Souza, também do CEU Vila Atlântica, com o projeto “Yoga e Aromaterapia”.

seminariodasboaspraticas2_740x430.jpg

As professoras Silvana Lapietra Jarra e Maria Helena Pelizon e o professor Osvaldo Luiz Ferraz colaboraram com importantes reflexões sobre as práticas esportivas na primeira infância.

Na parte cultural o destaque foi a apresentação do grupo de dança dos alunos e alunas do CEU Meninos, com o número “A história de uma gata”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo bege e o texto

DRE Capela do Socorro realiza seminário para valorizar a cultura africana e afro-brasileira

Publicado em: 22/05/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Sala de formação com servidores da Educação reunidos em grupos ao redor de mesas. As pessoas estão sentadas e conversando durante uma atividade colaborativa. Ao fundo, há estantes com livros e grandes janelas que iluminam o ambiente. Um homem em pé conversa com os participantes, enquanto outras pessoas acompanham a dinâmica em clima de interação e aprendizado.
Projeto Artesanato

Projeto trabalha artesanato, criatividade e convivência entre estudantes

Publicado em: 21/05/2026 1h00 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com palco de madeira durante um evento educacional do Movimento LEDUC. À esquerda, uma mulher negra fala ao microfone para o público. No centro do palco, um homem está em pé e duas mulheres e um homem estão sentados em poltronas azuis. Ao fundo, um telão exibe a logo colorida do LEDUC e QR Codes nas laterais. O público acompanha atentamente a atividade.
Fotografia com a capa de 4 HQs.

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

1 11 12 13 14 15 1.674