Notícias

Movimento Maio Amarelo leva estudantes ao Museu do Transporte Público

Atividade contou com ação experimental “Andar de Ônibus em São Paulo”, realizada em parceria com a SPTrans

Publicado em: 02/06/2017 16h28 | Atualizado em: 30/11/2020

museu transporte grd.jpg

Na última semana do Movimento “Maio Amarelo, atenção pela vida”, alunos de três escolas municipais da cidade de São Paulo fizeram visitas monitoradas ao Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla. O passeio proporcionou uma viagem no tempo sobre os meios de transportes urbanos usados no Brasil, e principalmente em São Paulo, desde o século XVII até os dias atuais.

A monitoria iniciou antes dos estudantes saírem da unidade educacional, com uma ação experimental da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a SPTrans, chamada “Andar de Ônibus em São Paulo”. Os alunos foram convidados a observarem o ônibus de transporte público que os levaram até o museu e perceberem quais são as informações visuais que constam na parte externa e interna do veículo. Durante o trajeto até o museu, foram realizadas conversas sobre práticas de trânsito seguro.

Participaram da ação os estudantes dos 5ºs anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Martin Francisco Ribeiro de Andrada (DRE Jaçanã), da Doutor José Kauffmann (DRE Pirituba) e da Assad Abdala (DRE Penha). Eles puderam conhecer relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil – no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 – até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960.

Os estudantes também tiveram contato com um bonde que era movido à tração animal e um dos primeiros exemplares movidos à energia, além de um trólebus com aquecedores de banco para os dias frios. Na área externa, puderam conhecer um jardim com bancos e luminárias típicos da década de 20 e um bonde cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.

Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla Museu – fundado por iniciativa do ex- funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), Gaetano Ferolla, foi enriquecido por doações de colecionadores e instituições. Inaugurado em 1985, atualmente é mantido e administrado pela SPTrans.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra profissionais da Educação reunidos no auditório para os

SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as  DREs

Publicado em: 23/07/2025 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Oficinas Cerebrais No Ceu Vila Alpina Estão Com Inscrições Abertas

CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental

Publicado em: 23/07/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Ceu Jaguaré Recebe Evento Solidário No Próximo Sábado

CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)

Publicado em: 23/07/2025 9h54 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)

Publicado em: 22/07/2025 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

logo do prêmio Estudantes Em Ação 3ª edição

CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação

Publicado em: 22/07/2025 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

1 127 128 129 130 131 1.672