Notícias

Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé

Evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, e reúne estudantes, professores e formadores em dois dias de palestras, desafios de robótica e exposições de projetos

Publicado em: 06/11/2025 12h58 | Atualizado em: 06/11/2025

 

Fotografia do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, agachado em uma roda conversando com estudantes durante o "12º Seminário e Mostra de Tecnologias".

O 12º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação promovendo Reflexão – Cidadania Digital” da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo está em seu segundo dia e segue movimentando os participantes com uma programação intensa e inspiradora. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, acompanhou as atividades e destacou o envolvimento das escolas e a criatividade dos estudantes.

“Hoje realmente é um evento fantástico, mostrando o que as escolas realizam ao longo dos anos na educação digital, nos projetos, na cultura maker, reutilizando materiais e desenvolvendo robótica. É uma mostra do talento dos nossos estudantes, orientados com tanto empenho pelos professores. Todos estão de parabéns”, disse. 

Neste segundo dia do Seminário e Mostra de Tecnologias, estudantes, professores e formadores se reúnem para compartilhar experiências e refletir sobre o papel das tecnologias na educação. Durante a manhã, a palestra e a roda de conversa com o tema “Meninas que inspiram: da educação básica à universidade” abriram espaço para discutir a presença feminina nas áreas de ciências e tecnologias. Em seguida, os relatos de práticas mostraram como as escolas da Rede Municipal têm incorporado o uso de tecnologias de forma criativa e significativa.

Na parte da tarde, a programação inclui uma roda de conversa sobre “Tecnologias para a vida: humanidade x máquina”, propondo reflexões sobre o uso ético e consciente das novas ferramentas digitais. Os desafios de robótica com os kits Atto e Micro:bit reúnem estudantes em atividades práticas e colaborativas, enquanto mesas expositoras apresentam protótipos e projetos desenvolvidos ao longo do ano.

O evento também conta com produções ao vivo dos estúdios do Imprensa Jovem e do Aluno Monitor, que registram entrevistas, coberturas e experiências dos participantes.

Para a formadora Ariana Santana, do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME, o seminário reafirma o potencial transformador da tecnologia na aprendizagem e tem sido um sucesso. “Esse ano temos um desafio novo, o BitLab, e enxergamos os estudantes muito engajados na construção das propostas com materiais alternativos. Além disso, a consolidação desse evento, que acontece desde 2015, nos permite ver as aprendizagens dos estudantes e o trabalho dos professores culminando aqui na Mostra e nos Desafios de Robótica.”

O seminário se consolida como um espaço de troca, experimentação e valorização do protagonismo estudantil, reforçando o compromisso da Rede Municipal com uma educação inovadora e conectada ao futuro.

Confira alguns momentos do evento: 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Chá Da Tarde Com Os Avôs Promove Aproximação E Acolhimento Entre Gerações

CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos

Publicado em: 25/07/2025 3h30 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia mostra o coordenador do Imprensa Jovem em formação no palco do evento.
Primeiro Momento Do Seminário Reuniu Cerca De 800 Participantes Para Compartilhar Relatos De Práticas
Revista Destaca As Ações De Acolhimento Dos Estudantes Migrantes Do Território

DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante

Publicado em: 25/07/2025 8h57 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Projeto De Xadrez Amplia Acesso A Prática Em Diversas Idades

CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade

Publicado em: 24/07/2025 5h09 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

1 126 127 128 129 130 1.673