Notícias
Rede Municipal de Ensino da capital paulista atinge a marca de 80% de evolução na proteção contra incêndios
Através de parceria com o Corpo de Bombeiros foram ampliadas as ações para garantir a segurança nas unidades e regularização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
Publicado em: 22/05/2025 11h39 | Atualizado em: 22/05/2025
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) está ampliando as ações de prevenção nas unidades educacionais da Rede Municipal. O trabalho desenvolvido pela SME inclui diagnósticos e visitas técnicas, obras de regularização, formação de brigadistas e muito mais.
Em 2023 a SME assinou um acordo de cooperação inédito com o Corpo de Bombeiros com o intuito de preservar a integridade física dos estudantes e profissionais da Rede Municipal, bem como do patrimônio municipal, por meio de capacitação e treinamento, além da criação de um canal técnico para atualização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é uma licença emitida pelo Corpo de Bombeiros.
As ações foram organizadas em diversas fases desde a elaboração do Diagnóstico Técnico Legal (DTL) que registra a situação real de cada unidade na ótica de prevenção contra incêndios e dos Planos de Ação (PA) que visam organizar o que precisa ser feito para deixar a unidade em condições de segurança para regularização do AVCB com intervenções para o funcionamento dos equipamentos de segurança como extintores e alarmes de incêndio, melhorias na estrutura elétrica, hidráulica e muito mais.
Outra importante frente também é a capacitação dos profissionais. Desde o início da parceria já foram mais de 1.650 brigadistas formados. Uma das ações pioneiras foi a criação de um Plano de Abandono da Edificação que foi construído com base em Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros e no trabalho científico do especialista Marcos Valentim, Professor-doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU/USP). O plano inclui procedimentos operacionais padrão (POP) para cada unidade escolar, com base principalmente na altura, área e layout interno.
Nesta quarta-feira (21) o CEI Jardim Julieta, localizado na Vila Nova Alba, recebeu de forma inédita e pioneira a simulação do Plano de Abandono do prédio com o apoio de uma equipe do Corpo de Bombeiros. A ação também terá como objetivo orientar de forma lúdica os pequenos do CEI. O objetivo é ampliar essa metodologia gradativamente para outras unidades.
“Todas essas ações reforçam o compromisso da SME em garantir a segurança de todos os nossos estudantes e profissionais. São diversas frentes desde a regularização dos AVCBs até a formação e capacitação de brigadistas”, finalizou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”
Publicado em: 01/08/2025 9h02 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista
Publicado em: 31/07/2025 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC
Publicado em: 31/07/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Publicado em: 30/07/2025 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação
Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Publicado em: 30/07/2025 10h44 - em Secretaria Municipal de Educação