Notícias
Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal
Investimento de quase R$ 30 milhões visa promover a saúde visual e melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes.
Publicado em: 19/02/2024 17h17 | Atualizado em: 19/02/2024
A Prefeitura de São Paulo retomou, nesta segunda (19), as ações do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, que visa avaliar a saúde ocular de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com um investimento de quase R$ 30 milhões, o programa tem como objetivo promover a melhoria do desempenho escolar, ao oferecer atendimento oftalmológico gratuito, incluindo óculos, atendimento hospitalar e cirurgia, das crianças e adolescentes que necessitarem.
As primeiras ações de 2024 ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coelho Neto e na EMEF Vinícius de Moraes, situadas na Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus. No atendimento, os estudantes passam por exames para avaliação de sua saúde ocular, e aqueles que apresentarem estrabismo ou outras patologias oculares, serão encaminhados para Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento especializado.
A ação das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, é viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Suel Abujamra e conta com uma equipe especializada composta por três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico, responsáveis pela triagem oftalmológica dos estudantes.
As crianças e adolescentes que receberem prescrição de óculos serão auxiliados por um técnico de óptica na escolha da armação e na realização das medidas necessárias para sua confecção. No momento da entrega, as armações serão adaptadas ao rosto de cada aluno, garantindo conforto e qualidade visual.
O Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia tem como objetivo principal evitar o diagnóstico oftalmológico tardio, reduzindo a evasão escolar e contribuindo para a melhoria do aprendizado dos estudantes.
No primeiro semestre de 2024 o atendimento foi retomado em seis Unidades Educacionais simultaneamente. Sendo elas: EMEF Moisés Elias de Souza, Tenente; EMEF Vicente de Paulo Dale Coutinho, da DRE Pirituba; EMEF Marechal Deodoro da Fonseca e EMEF Maria Antonieta D’Alkimin, da DRE Butantã, e EMEF Coelho Neto e EMEF Vinicius de Moraes, da DRE São Mateus.
Em 2023 o atendimento foi iniciado na EMEF Eliane Benutte Lessa Ayres Gonçalves, na DRE Pirituba, e na EMEF Marechal Deodoro da Fonseca, da DRE Butantã.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Relacionadas
SME lança documento pioneiro para fortalecer o enfrentamento à violência na primeira infância nas unidades educacionais
Publicado em: 01/08/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário na Câmara debate práticas inclusivas na educação pública
Publicado em: 01/08/2025 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação
SME recebe sindicalistas para tratar da valorização dos servidores do quadro de apoio
Publicado em: 01/08/2025 12h16 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”
Publicado em: 01/08/2025 9h02 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista
Publicado em: 31/07/2025 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação