Notícias
2 mil estudantes da Rede Municipal disputam a final do 27º Campeonato de Xadrez
Evento ocorre nesta terça (28) e quarta-feira (29); participantes já venceram as etapas regionais e chegam agora à etapa final
Publicado em: 28/11/2023 10h00 | Atualizado em: 27/11/2023
Dois mil estudantes da Rede Municipal participam nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29) da final do Campeonato de Xadrez, no Ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo, a partir das 10h. Os alunos representam 201 unidades educacionais das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Nesta reta final, participam estudantes das equipes campeãs e vice-campeãs das etapas regionais do campeonato em que disputaram 30 mil alunos de 350 escolas da Rede Municipal.
Os competidores estarão divididos em 21 categorias, de acordo com a idade. Os 10 melhores de cada uma delas vão subir ao pódio. Os prêmios são kits com medalhas e camisetas da competição.
O programa de jogos de tabuleiro é tradicional nas escolas municipais da capital. As atividades envolvem alunos desde a Educação Infantil até os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além das disputas do campeonato, o evento desta terça terá diversas atividades pedagógicas entre as rodadas. São elas:
Desafio da Hora
De hora em hora, em um mural de xadrez, serão colocados diagramas com desafios. Os estudantes colocam a resposta em uma urna. Ocorre um sorteio e, se a resposta estiver certa, o sorteado receberá medalha na premiação.
Duelo virtual
Em seis notebooks os estudantes jogarão contra o computador. Quem vencer recebe medalha.
Bullet chess
Divertido torneio de 1 minuto. Os participantes precisam ser rápidos e não deixar seu tempo acabar.
Corrida de montagem de tabuleiro
Atividade em que os estudantes mais rápidos na montagem do tabuleiro ganham medalhas.
Área de treino livre
Mesas dispostas para que os estudantes treinem entre uma rodada e outra. Além de interagirem com estudantes de outras escolas.
Tradição dos Jogos de Tabuleiro
O xadrez é utilizado na Rede Municipal desde 1994. Em 2016, passou a fazer parte do Programa Jogos de Tabuleiro. Em média, por ano, 20 mil estudantes participam dos festivais do programa, sejam presenciais ou virtuais.
Além do xadrez, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos outros jogos que também estão presentes nas escolas municipais, como Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico
Publicado em: 05/08/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Ensino de Música é ampliado com liberação de recursos financeiros para contratação de instrutores de música
Publicado em: 05/08/2025 4h11 - em Secretaria Municipal de Educação
XVII Olimpíadas Estudantis e XIV InterCEUs mobilizam estudantes e professores de todas as regiões da capital paulista
Publicado em: 05/08/2025 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação
SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal
Publicado em: 04/08/2025 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria
Publicado em: 04/08/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus