Notícias

Escola Municipal de Ensino Fundamental organiza vivências com escola japonesa de Osaka

EMEF Cidade de Osaka recebeu visita de educadores após atividades com a Escola Primária Tanabe

Publicado em: 02/11/2024 9h11 | Atualizado em: 02/09/2024
Imagem com 6 desenhos japoneses

Uma comitiva de educadores da cidade de Osaka, Japão, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade de Osaka no dia 23 de agosto. A visita é resultado de uma irmandade entre as duas cidades refletida na educação por meio de uma parceria entre a Escola Primária Tanabe, de Osaka, e a EMEF paulistana.

A comitiva, composta por 22 pessoas, incluindo o vice-prefeito Toru Takahashi, professores e orientadores educacionais japoneses, visitou São Paulo e se deslocou para o Parque São Rafael, zona leste da cidade, para visitar a unidade e ver de perto os trabalhos realizados.

A diretora da EMEF, Solange Vasques, destacou a importância da relação entre as escolas e cidades. “São iniciativas que possibilitam a construção de um sentimento de amizade e solidariedade com culturas que possuem muitas semelhanças na educação”, destacou. 

A relação de cidade irmã começou em 1969 e se estendeu entre as duas escolas no ano de 1982, período onde a imigração japonesa para o Brasil era intensa, desde então as unidades vêm realizando a cada 5 anos atividades conjuntas, mesmo estando a mais de 18 mil quilômetros de distância. No ano de 2024 as atividades incluíram uma troca de desenhos temáticos realizados pelos estudantes de ambas as escolas, além da produção de um vídeo com o objetivo de apresentar os espaços e integrar as culturas. 

Durante a visita, a comitiva foi recebida pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, que conversou com os educadores sobre as relações das cidades no campo da educação. “Foi uma oportunidade de trocar experiências e destacar a potência da rede municipal para uma das maiores cidades do Japão”, apontou o secretário. 

Com os desenhos, os estudantes puderam apresentar as características de suas respectivas cidades, além de enfatizar as percepções brasileiras quanto ao Japão e vice-versa. Os estudantes brasileiros destacaram o Parque do Carmo, próximo a unidade na zona leste, e também a Festas Das Cerejeiras, realizada no parque com a intenção de valorizar a cultura japonesa na cidade. Personagens de animações japonesas consumidas pelos estudantes também foram temas recorrentes nos desenhos. 

Os estudantes da escola Tanabe destacaram a integração entre as duas culturas e os principais elementos que destacam Osaka das demais partes do Japão, como o Castelo(Ōsaka-jō), parques de diversões e a comida típica chamada de Takoyaki. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas meninas jogando tênis.
Fotografia com capas de livros.

Estudantes e educadores celebram produções literárias 

Publicado em: 22/05/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas posa para uma foto em frente ao prédio da Diretoria Regional de Educação Guaianases. Os participantes estão reunidos lado a lado, sorrindo para a câmera. No centro do grupo, há um cachorro cercado pelas pessoas, tornando a cena mais acolhedora e descontraída. Ao fundo, é possível ver a fachada da instituição e a entrada do local.

DRE Guaianases realiza Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho

Publicado em: 22/05/2026 12h04 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com fundo bege e o texto

DRE Capela do Socorro realiza seminário para valorizar a cultura africana e afro-brasileira

Publicado em: 22/05/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Sala de formação com servidores da Educação reunidos em grupos ao redor de mesas. As pessoas estão sentadas e conversando durante uma atividade colaborativa. Ao fundo, há estantes com livros e grandes janelas que iluminam o ambiente. Um homem em pé conversa com os participantes, enquanto outras pessoas acompanham a dinâmica em clima de interação e aprendizado.
1 10 11 12 13 14 1.673