Notícias

Recreio nas Férias recebe carreta com videogames

Iniciativa transforma CEUs em arenas virtuais com simuladores e sensores de movimento

Publicado em: 24/01/2024 15h20 | Atualizado em: 24/01/2024
Pmlllb

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) Água Azul, Uirapuru, Paraisópolis e Jardim Paulistano receberam, nesta semana, uma carreta com computadores e videogames para ampliar ainda mais as possibilidades de vivências do Recreio nas Férias. A iniciativa tem como principal objetivo dar acesso aos eSports (esportes eletrônicos) e jogos em geral para o público jovem dos CEUs. A iniciativa é uma parceria entre a SME e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 

Os espaços estão divididos de acordo com cada jogo específico. No ambiente interno do CEU, são montadas televisões com tapetes e sensores de movimento para o game Just Dance, onde o objetivo é seguir os movimentos de uma dança com o próprio corpo. 

Dentro da carreta, os computadores foram montados e preparados com um cenário customizado do jogo Fortnite, em que os jogadores têm que completar os obstáculos no menor tempo possível. Ainda na carreta, uma série de cockpits, com cadeiras e volantes esportivos, foram montados para o simulador de corrida Gran Turismo 7, em que o desafio é terminar uma corrida no menor tempo possível. 

Os resultados de cada jogo serão computados e os participantes com melhores pontuações serão selecionados para participar de uma disputa em uma arena montada no Brás, região central de São Paulo. Os 4 melhores colocados de cada modalidade de cada CEU, em adição aos 16 melhores colocados de todas as unidades, serão selecionados, totalizando 96 participantes. Poderão participar as crianças inscritas no Recreio nas Férias e toda a comunidade. 

É importante ressaltar que, dentro do ambiente escolar, os jogos podem ser trabalhados pelos POEDs – Professores de Educação Digital, formados pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica. 

O professor Caio Marques, no  Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica, destaca a importância dos jogos nas atividades. “A aprendizagem por gamificação e jogos é onde o POED pode selecionar jogos, de acordo com as temáticas dos territórios e os Objetivos de Aprendizagem relacionados aos três eixos estruturantes do currículo (Programação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Letramento Digital) para potencializar o desenvolvimento dos estudantes de maneira holística”, apontou. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de crianças jogando Go em um festival municipal

Festival Meijin-sen reúne 700 estudantes e professores em competição do jogo de Go

Publicado em: 29/10/2024 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.

Mais de 1 milhão de estudantes retornam às aulas na quarta-feira (24) na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 29/10/2024 12h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovem cadeirante em prova na Paralimpiadas estudantil

Festival Paralímpico da SME envolve mais de 1.600 participações em 4 dias de provas

Publicado em: 29/10/2024 12h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Anime Friends 2 (2)

Recreio nas Férias leva crianças para Museu das Favelas

Publicado em: 29/10/2024 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Encontro Regional Dos Grêmios Ceu Três Lagos

Encontros Regionais dos Grêmios promovem protagonismo estudantil e troca de experiências

Publicado em: 29/10/2024 11h15 - em Secretaria Municipal de Educação

1 10 11 12 13 14 1.479