Notícias

Curso teve como objetivo instrumentalizar os Educadores.

Publicado em: 04/01/2016 11h36 | Atualizado em: 30/11/2020
curso_afro_740_x_430.jpg

Aconteceu no dia 11 de novembro o encerramento do curso ” Cultura Popular Afro-brasileira: Práticas interdisciplinares como contribuições para a educação e cidadania”. A formação foi realizada no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Santo Amaro e teve o objetivo de colocar os educadores em contato teórico e prático com múltiplas linguagens afro-brasileiras.

Os participantes puderam conhecer mais sobre cultura Afro-brasileira e participar de aulas práticas de Capoeira e Jongo, realizadas com o propósito de instrumentalizar os professores para futuras atividades com os alunos. 

Os conteúdos abordados passaram por reflexões sobre as manifestações da cultura afro-brasileira e sua relação com os espaços escolares e a comunidade, a articulação entre manifestações culturais e as diversas áreas de conhecimento, a Capoeira no Brasil Império, República, Estado Novo, Ditadura e Democracia, as influências da Capoeira na Literatura, Filatelia, Cinema, MPB, Teatro, Frevo e Futebol, A importância da música na Capoeira, Mestre Pastinha e a Capoeira Angola, Mestre Bimba e a Capoeira Regional, a institucionalização da Capoeira, vivência com o Ritual do Jogo da Capoeira, toques de Instrumentos: Pandeiro, Atabaque e Berimbau, treinamento dos movimentos básicos do Jogo da Capoeira e atividades de cântico e responsório com o Jongo, com a participação do Mestre Ariel e o percussionista Etiópia, ambos de Volta Redonda (RJ).

Para o Mestre em Capoeira e Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Valdenor S. dos Santos, formador em Cultura Popular pela Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, o curso vai ao encontro de trabalhos similares já desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação no sentido de descolonizar o currículo, considerando a necessidade de atendimento à demanda das escolas para o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, levando ainda em consideração que no Brasil há no traço histórico da formação do povo brasileiro a forte presença da cultura afro, devido a quase quatro séculos de escravização. “A formação, além de proporcionar aos professores e professoras o contato teórico e prático com as linguagens da Capoeira e do Jongo, os motivou a refletirem sobre nossa história e os instrumentalizou para futuras atividades com os alunos e alunas, reforçando o entendimento de que esta e outras manifestações da cultura afro-brasileira e/ou popular são fontes de formação cidadã”, diz Valdenor.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com 2 alunas escrevendo em um caderno e a professora dando instruções ao lado das duas, ao fundo uma lousa de sala de aula.

Prefeitura de SP paga mais R$ 200 milhões em prêmio aos servidores da Educação

Publicado em: 29/10/2024 12h57 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de crianças jogando Go em um festival municipal

Festival Meijin-sen reúne 700 estudantes e professores em competição do jogo de Go

Publicado em: 29/10/2024 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.

Mais de 1 milhão de estudantes retornam às aulas na quarta-feira (24) na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 29/10/2024 12h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovem cadeirante em prova na Paralimpiadas estudantil

Festival Paralímpico da SME envolve mais de 1.600 participações em 4 dias de provas

Publicado em: 29/10/2024 12h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Anime Friends 2 (2)

Recreio nas Férias leva crianças para Museu das Favelas

Publicado em: 29/10/2024 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

1 10 11 12 13 14 1.479