Notícias

Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia

Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças

Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020

Principalgrafismonaeducinfantil_740x430.jpg

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.

A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.

Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.

Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.

Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.

grafismoeducinfantil_740x430.jpg

Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com um homem de terno em uma cadeira de um estúdio de televisão

Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação

Publicado em: 18/06/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Atividades Culturais Nos Ceus

CEUs oferecem programação cultural e esportiva no feriado

Publicado em: 18/06/2025 12h05 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de elementos dos de Kits Uniforme E Material

Reclamações de material e uniforme escolar caem 40% em São Paulo

Publicado em: 18/06/2025 11h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Futuro Brilhante Ii Desenvolve Amarelinha Africana

CEI Futuro Brilhante IV promove vivência com Amarelinha Africana

Publicado em: 18/06/2025 9h10 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Imagem com uma estudante com uniforme da Prefeitura de São Paulo apontando para um quadro fluorescente

EMEF Marechal Deodoro organiza exposição imersiva no Butantã Shopping

Publicado em: 17/06/2025 5h43 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 10 11 12 13 14 1.540