Notícias

Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro

Iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente

Publicado em: 13/10/2025 13h45 | Atualizado em: 13/10/2025

Projeto “vivências Com Insetos Emei Aliomar Baleeiro

Na turma 7J da EMEI Aliomar Baleeiro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel Paulista, a curiosidade das crianças deu origem ao projeto “Vivências com Insetos”, conduzido pela professora Roberta Araujo. A proposta teve como objetivo estimular a investigação científica desde cedo, aproximando as crianças da natureza e do protagonismo do próprio aprendizado.

A iniciativa começou quando os pequenos, durante as brincadeiras nos espaços externos, passaram a observar formigas, joaninhas e outros insetos. Para organizar suas descobertas, criaram o “cantinho da natureza”, equipado com potes de observação, lupas, imagens e registros. Esse espaço se tornou ponto de encontro para experiências, perguntas e trocas de ideias.

As rodas de conversa revelaram a riqueza da curiosidade infantil: “Para onde as formigas estão indo?” ou até mesmo “O tucano é um inseto?”. A professora mediava as discussões, incentivando as crianças a buscar respostas em revistas, na internet, com colegas, familiares e outros professores. Assim, aprenderam que o conhecimento é construído coletivamente.

Um momento marcante ocorreu quando encontraram um pequeno casulo no pátio da escola. A partir dele, mergulharam no estudo do ciclo de vida das borboletas. Utilizando microscópios, insetos desidratados e exemplares em resina, as crianças puderam explorar de perto as diferentes estruturas dos seres vivos. O encantamento foi geral, e até funcionários da escola, pela primeira vez, experimentaram a observação com microscópios.

O aprendizado não ficou restrito à sala. As crianças dramatizaram histórias inspiradas nas descobertas e montaram um mural coletivo com curiosidades sobre o mundo dos insetos, como o número de patas, antenas e partes do corpo. Nessa fase, foram protagonistas, transformando investigação em produção criativa.

Segundo a professora Roberta, o projeto mostrou que ciências pode ser aprendida de forma lúdica, prazerosa e significativa, valorizando os saberes e experiências que as crianças trazem de seu cotidiano. Além de despertar encantamento, a iniciativa fortaleceu atitudes de cooperação, investigação e respeito ao meio ambiente, deixando um legado para toda a comunidade escolar.

Aliomar Biologia 5 Aliomar Biologia 4 Aliomar Biologia 3 Aliomar Biologia 2 Aliomar Biologia 1 Aliomar Biologia

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller

Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller

Publicado em: 17/11/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia do encontro formativo dos Coordenadores Pedagógicos Ingressantes.

SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal 

Publicado em: 14/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Composição com 3 fotografias do acervo da Exposição Permanente da Educação Municipal que reabre amanhã.

Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)

Publicado em: 14/11/2025 11h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições Formação Antiracista
1 10 11 12 13 14 1.611