Notícias
EMEI cria horta e leva crianças à feira para incentivar alimentação saudável
Projeto inclui, ainda, noções de sustentabilidade com reciclagem e criação de composteira
Publicado em: 06/09/2022 14h06 | Atualizado em: 06/09/2022
Para reduzir o desperdício e incentivar a alimentação saudável, as professoras da EMEI Suzana Evangelina Felippe, da DRE Itaquera, estão desenvolvendo um projeto na escola que inclui horta e até visita à feira.
O projeto “Alimentação Saudável” surgiu a partir da observação das professoras ao desperdício de comida e certa resistência das crianças para comer alguns tipos de alimentos. Pensando na educação alimentar dos pequenos, veio a proposta de trabalharem o tema dentro da sala de aula, com atividades que abrangem diversos componentes curriculares. “É um processo, tem algumas crianças que são mais resistentes, mas outras, que antes nem queriam experimentar novos alimentos, hoje já aceitam”, disse a professora Vânia Costa.
A primeira ação realizada foi a plantação de uma horta na escola. As professoras e as crianças fizeram um canteiro e plantaram rúcula, alface, cebolinha, coentro e rabanete. Depois criaram um livro de observação para acompanhar o crescimento das hortaliças. As crianças que cultivam, vão colher quando as sementes brotarem e farão a degustação.
A turma ainda plantou feijão no algodão, e tomate cereja em cápsulas de café. Frequentemente as crianças são apresentadas a novos alimentos e são convidadas a adivinhar qual fruta está dentro de uma caixa surpresa, apenas tateando-a.
Passeio à feira
Para que as crianças pudessem conhecer mais alimentos, surgiu a ideia de levá-las à feira livre do bairro. Antes do passeio, na sala de aula, a professora combinou com as crianças que iriam comprar alimentos para o preparo de uma salada de frutas. Elas, então, sugeriram o que deveriam comprar para essa receita.
Antes de levarem a turma, a gestão escolar foi até o local para conversar com alguns feirantes e avisá-los dos pequenos visitantes. Durante o passeio, eles observaram as frutas e hortaliças, sentiram os cheiros, texturas e verificaram as diversas formas e cores de cada uma. Na ocasião, além da educação alimentar, também foi trabalhado outros componentes curriculares, como a matemática, já que as crianças fizeram a contagem e puderam, com supervisão da professora, manusear dinheiro.
O passeio foi feito com a presença de duas mães guardiãs, o assistente de direção, as professoras Vânia e Licia e uma estagiária. Ao voltarem para a escola, eles ilustraram os alimentos comprados enquanto a professora, em parceria com as mães guardiãs, picaram as frutas para o preparo da salada de frutas. Depois as crianças ajudaram a misturar.
“Quando a criança cria o hábito desde a primeira infância a se alimentar bem, ela leva para toda a vida. A gente busca proporcionar essas experiências significativas porque é algo que elas nunca vão esquecer. Além de que ao adquirir esse hábito na escola, elas levam para dentro de casa”, completou a professora Vânia.
Plantios
As professoras trabalham o plantio com as crianças para que elas conheçam a origem dos alimentos e a noção de sustentabilidade, mostrando que alguns vegetais podem ser plantados utilizando a raiz, ao invés de jogá-la no lixo. Outra atividade realizada foi a reciclagem com o plantio de tomate cereja em cápsulas de café, utilizando papel triturado. Cada criança fez o seu plantio, ao brotar vão levar para casa. As crianças também aprenderam sobre o composto, utilizado no canteiro, feito a partir de restos de alimentos que iriam para o lixo.
Além da diversão na hora de plantar, os estudantes também entendem que é necessário cultivar e compreender a fotossíntese. Para explicar esse segundo processo, a professora fez uma experiência: eles plantaram dois feijões, um receberá a luz do sol e o outro não, assim as crianças vão perceber como cada um crescerá. Eles aprendem na prática sobre as necessidades dos vegetais e como cuidar deles.
Dentro da EMEI outras turmas também estão realizando atividades semelhantes para criarem hábitos alimentares saudáveis. Elas são apresentadas a novos alimentos, podem manusear, sentir texturas, cheiros, fazem desenhos. Todos visitam e cuidam da horta para quando chegar o momento da colheita conhecerem essas novas hortaliças.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Escolas Municipais podem se inscrever para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
Publicado em: 14/08/2025 10h27 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital exibem a reestreia do filme Carlota Joaquina, “Princesa do Brasil” no circuito Spcine
Publicado em: 13/08/2025 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Fundação Theatro Municipal leva aulas gratuitas de música e dança para o CEU Parelheiros
Publicado em: 13/08/2025 4h57 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
EMEI Jô Soares é inaugurada no Itaim Paulista e amplia atendimento na Educação Infantil
Publicado em: 13/08/2025 12h58 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Educação Especial na Rede Municipal garante aprendizagem e participação de todos os estudantes, além da oferta do AEE
Publicado em: 12/08/2025 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação