Notícias

Festival de Literatura São Miguel na EMEF Euzébio Rocha Filho

Iniciativa envolveu estudantes, professores e a comunidade

Publicado em: 21/12/2017 14h04 | Atualizado em: 30/11/2020

FEIRA_LIT_SAO_MIGUEL_740_X_430.jpg

Entre os dias 7 e 12 de novembro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euzébio Rocha Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, o “Festival de Literatura São Miguel’, tendo como tema “Letras Pretas: poéticas de corpo e liberdade”, uma idealização da Fundação Tide Setúbal com a DRE São Miguel, em parceria com as professoras de sala de Leitura Alinny Natashe e Osmarina Oliveira e com a participação de toda a equipe escolar.

Na semana que antecedeu o evento, todos os dias foram realizadas leituras compartilhadas de livros relacionados ao tema. O evento foi iniciado com a Calçada Literária, onde poesias foram recitadas pelos alunos e livros foram distribuídos e pendurados em árvores. Os alunos participaram também do projeto “Mural Graffiti”.

No decorrer dos dias, foram realizadas apresentações de peças teatrais, danças, roda de capoeira, hip hop, oficinas de abayomis, sarau, workshop de turbante com Marilene Mendes, jogo de mancala com o Prof. Isaque e apresentação de bandas e fanfarra com o Prof. Edson.

As salas foram montadas com diversos documentários a respeito do tema “Ser Negro” e foram realizadas rodas de debates.  O evento ainda contou com a participação da Fabrica de Cultura Vila Curuçá, com contação de histórias, oficina de fanzine e apresentação de violão. Também estiveram presentes a CIA das Marias e Lili Flor com Paulo Pixú, que cantaram e declamaram lendas africanas, além da presença da escritora Debora Garcia, que fez uma palestra, declamou poesias e cantou.

A finalização do evento aconteceu com o Dia da Família na escola, ocasião em que foi prestigiado o trabalho realizado e realizado o lançamento do livro “Bela, a Garota nos Contos de Fadas”, escrito pela aluna Leticia Mirallas, 11 anos, do 5ºC, com a colaboração das amigas Anabel Brigido e Raíssa Ferreira e ilustrações produzidas pelos alunos do 4ºA, Raíssa Ferreira, Michelli da Silva e Kaique Martins, orientados pela Prof. Osmarina Oliveira (POSL) e pela Coordenadora Cristina Aro. 

No dia, também ocorreu o lançamento do Jornal do Euzébio, produzido pelos alunos da Imprensa Jovem sob orientação da Prof. Vanessa M. Soati, Prof. Denise Moura e Prof. Nilton Nunes. A publicação traz um resumo de tudo que foi trabalhado, além de resenhas e artigos.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prefeitura de São Paulo inaugura EMEI Cora Coralina e reforça compromisso com a Educação Infantil

Prefeitura de São Paulo inaugura EMEI Cora Coralina e reforça compromisso com a Educação Infantil

Publicado em: 18/08/2025 12h03 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Dengue Vacina

Prefeitura de SP leva ação de vacinação aos CEUs no mês de agosto

Publicado em: 15/08/2025 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de SP disponibiliza simulador de valores do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)

Publicado em: 15/08/2025 11h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovens Reporteres Cobertura Virada Ods 2

Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE

Publicado em: 15/08/2025 11h17 - em Secretaria Municipal de Educação

professora orienta aluno em atividade

Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio

Publicado em: 15/08/2025 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 114 115 116 117 118 1.673