Notícias
SME aplica Prova Semestral 100% digital a 190 mil estudantes do ensino fundamental
Avaliação faz parte do sistema que mensura os índices de aprendizagem na Rede Municipal
Publicado em: 24/08/2022 15h13 | Atualizado em: 24/08/2022
Depois da Prova SP, a Secretaria Municipal de Educação volta a aplicar uma nova avaliação diagnóstica, a Prova Semestral, no formato 100% online. A aplicação, feita pelas próprias escolas por meio dos tablets distribuídos aos estudantes e do Laboratório de Educação Digital (LED), foi iniciada no dia 8 de agosto e segue até a próxima sexta-feira (26).
Estão sendo avaliados cerca de 190 mil estudantes, matriculados nos 3º, 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os alunos dos 3º anos respondem questões de língua portuguesa, matemática e ciências naturais. Já os dos demais anos, além dessas provas, têm, ainda, a avaliação de ciências humanas.
Cada uma das disciplinas é abordada em um caderno com 26 questões. Embora diferentes, os cadernos têm dificuldade equivalente e podem ser comparados, graças à metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). Todas as avaliações e itens foram elaborados pela COPED/ NTA, departamento da própria SME. Há versões das provas em Libras para alunos surdos e audiodescrição para alunos com cegos.
A escola tem liberdade para aplicar as avaliações no dia que desejarem. Além dos tablets, os gestores e professores podem utilizar os computadores dos laboratórios de informática das escolas.
A Prova Semestral está sendo aplicada depois de seis meses da Prova SP e vai apontar os índices de proficiência em cada uma das disciplinas adquiridos pelos estudantes desde o início do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal. Com os resultados, será possível comparar o aprendizado por estudantes por turma, série, escola e Diretoria Regional.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Relacionadas
Estudante lança livro de poesia e emociona no Dia da Família da EMEF Euzébio Rocha Filho
Publicado em: 27/08/2025 4h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Documentos da Secretaria Municipal de Educação com orientações no combate à violência são destaque na Folha de São Paulo
Publicado em: 27/08/2025 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação
Movimento, alegria, aprendizados e tradição: Rádio Taissô movimenta rotina da EMEI Armando de Arruda Pereira
Publicado em: 27/08/2025 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Fli Sampa segue com programação nos CEUs da cidade
Publicado em: 26/08/2025 4h37 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretário Fernando Padula destaca fila zerada nos CEIs no 67º Congresso Estadual de Municípios
Publicado em: 26/08/2025 3h15 - em Secretaria Municipal de Educação