Notícias

Rede Municipal de Ensino da capital paulista atinge a marca de 80% de evolução na proteção contra incêndios

Através de parceria com o Corpo de Bombeiros foram ampliadas as ações para garantir a segurança nas unidades e regularização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

Publicado em: 22/05/2025 11h39 | Atualizado em: 22/05/2025
Prevenção à Incêndios No Cei Jardim Julieta

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) está ampliando as ações de prevenção nas unidades educacionais da Rede Municipal. O trabalho desenvolvido pela SME inclui diagnósticos e visitas técnicas, obras de regularização, formação de brigadistas e muito mais. 

Em 2023 a SME assinou um acordo de cooperação inédito com o Corpo de Bombeiros com o intuito de preservar a integridade física dos estudantes e profissionais da Rede Municipal, bem como do patrimônio municipal, por meio de capacitação e treinamento, além da criação de um canal técnico para atualização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é uma licença emitida pelo Corpo de Bombeiros.

As ações foram organizadas em diversas fases desde a elaboração do Diagnóstico Técnico Legal (DTL) que registra a situação real de cada unidade na ótica de prevenção contra incêndios e dos Planos de Ação (PA) que visam organizar o que precisa ser feito para deixar a unidade em condições de segurança para regularização do AVCB com intervenções para o funcionamento dos equipamentos de segurança como extintores e alarmes de incêndio, melhorias na estrutura elétrica, hidráulica e muito mais.  

Outra importante frente também é a capacitação dos profissionais. Desde o início da parceria já foram mais de 1.650 brigadistas formados.  Uma das ações pioneiras foi a criação de um Plano de Abandono da Edificação que foi construído com base em Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros e no trabalho científico do especialista Marcos Valentim, Professor-doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU/USP). O plano inclui procedimentos operacionais padrão (POP) para cada unidade escolar, com base principalmente na altura, área e layout interno.

Nesta quarta-feira (21) o CEI Jardim Julieta, localizado na Vila Nova Alba, recebeu de forma inédita e pioneira a simulação do Plano de Abandono do prédio com o apoio de uma equipe do Corpo de Bombeiros. A ação também terá como objetivo orientar de forma lúdica os pequenos do CEI. O objetivo é ampliar essa metodologia gradativamente para outras unidades. 

“Todas essas ações reforçam o compromisso da SME em garantir a segurança de todos os nossos estudantes e profissionais. São diversas frentes desde a regularização dos AVCBs até a formação e capacitação de brigadistas”, finalizou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Capistrano De Abreu 1

Dança Coletiva une mais de cem estudantes na EMEF Capistrano de Abreu

Publicado em: 27/08/2025 4h55 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Estudante Lança Livro De Poesia E Emociona No Dia Da Família Da Emef Euzébio Rocha Filho (2)

Estudante lança livro de poesia e emociona no Dia da Família da EMEF Euzébio Rocha Filho 

Publicado em: 27/08/2025 4h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Prática Tradicional Também Estimula A Integração Intergeracional (2)
Prática Tradicional Também Estimula A Integração Intergeracional

Movimento, alegria, aprendizados e tradição: Rádio Taissô movimenta rotina da EMEI Armando de Arruda Pereira

Publicado em: 27/08/2025 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Tamanho Site (8)

Fli Sampa segue com programação nos CEUs da cidade

Publicado em: 26/08/2025 4h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 108 109 110 111 112 1.672