Notícias
Modalidades Paralímpicas são tema de seminário de formação para professores da rede municipal
Ação reuniu 50 professores e analistas, que puderam praticar parabadminton, atletismo, tiro com arco e bocha paralímpica
Publicado em: 16/09/2022 15h59 | Atualizado em: 16/09/2022
No dia 3 de setembro professores da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Modalidades Paralímpicas, ação de formação da COCEU/DIESP em parceria com o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). As modalidades apresentadas foram parabadminton, atletismo, tiro com arco e bocha Paralímpica. A formação contou com uma parte teórica e outra prática, com introdução, regras, classificação e vivência da modalidade, dentro do CPB.
Estavam presentes 50 professores de Educação Física de EMEFs, EMEBS e EMEFMs, bem como Analistas de Informações, Cultura e Desporto de Educação Física dos CEUs, que tiveram a oportunidade de aperfeiçoar sua prática metodológica para poder oferecer mais oportunidades e desenvolver o potencial dos estudantes com deficiência e contribuir para a formação de um ambiente escolar mais inclusivo.
O objetivo do seminário é disseminar as práticas esportivas paralímpicas para os professores ou alunos no cotidiano da sala de aula, contribuindo para a ampliação do repertório cultural desportivo e paradesportivo, de acordo com o eixo temático do Esporte presente no Currículo da Cidade, com base nas orientações contidas no documento de Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva. As modalidades apresentadas foram pensadas para que o paradesporto seja desenvolvido nas mais variadas Unidades Educacionais, que terão a possibilidade de implementar tanto a estrutura, quanto os materiais e acessórios utilizados no ambiente escolar.
Próximas ações e histórico
Um dos resultados deste tipo de ação é, por exemplo, o Festival de Atletismo Paralímpico das Olimpíadas Estudantis e InterCEUs de 2022, que acontece no dia 21 de setembro, no CPB. O evento esportivo reúne estudantes de escolas municipais de Ensino Fundamental, Médio e Centros Educacionais Unificados (CEUs). As crianças e jovens inscritos poderão competir nas provas de pista, corridas, e em provas de campo, como arremessos e saltos.
Também já funcionam 4 polos de atletismo paralímpico, que são como pontos de encontro regionais que reúnem alunos com deficiência para a prática de 11 modalidades paradesportivas no CPB. As Unidades Educacionais que funcionam como polos de atendimento atualmente são quatro: as EMEFs Alexandre Gusmão, Fábio da Silva Prado, Irineu Marinho e Júlio César de Melo e Sousa-Malba Tahan.
Nos próximos meses, estão previstas outras formações de professores de Educação Física voltadas para alunos com deficiência física, Síndrome de Down e estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Inscrições prorrogadas para projeto piloto de Gestão Documental
Publicado em: 25/05/2026 3h29 - em Secretaria Municipal de Educação
Experiências educomunicativas da rede municipal são apresentadas em seminário do MEC em Brasília
Publicado em: 25/05/2026 12h07 - em Educomunicação
Professora trabalha culturas afro-brasileira e indígena para desconstruir estereótipos na Educação Infantil
Publicado em: 25/05/2026 11h09 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Prefeitura de São Paulo promove a 8º Semana Municipal do Brincar com mais de 2.700 atividades
Publicado em: 23/05/2026 9h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo firma protocolo com Sindicatos, normalizando o atendimento nas unidades de educação impactadas com a greve
Publicado em: 22/05/2026 5h50 - em Secretaria Municipal de Educação