Notícias
Imprensa Jovem da EMEF José Francisco Cavalcante participa da Bienal do Livro pela 2ª vez consecutiva
Estudantes entrevistaram o editor chefe da Editora SESI/SENAI – SP.
Publicado em: 04/09/2018 15h37 | Atualizado em: 30/11/2020
As estudantes Thaina (esquerda) e Suzana (direita) e Rodrigo de Faria (ao centro).
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Professor José Francisco Cavalcante
No dia 7 de agosto, os estudantes da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Professor José Francisco Cavalcante, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, participaram da 25º Bienal do Livro de São Paulo pela segunda vez consecutiva. As alunas Suzana e Thaina, integrantes do projeto Imprensa Jovem, entrevistaram Rodrigo de Faria e Silva, editor chefe da SESI /SENAI-SP Editora.
Durante a entrevista, Rodrigo as contou que a editora em que atua faz uma seleção complexa e organizada dos materiais, o que leva tempo, e que os projetos brutos são analisados minimamente para a seleção dos melhores títulos. “O trabalho de editor, basicamente, é receber o original, receber um texto, e analisar esse texto dentro da pertinência, se eles combinam e se tem uma identidade próxima do catálogo que você está construindo. E se combinar, apontar as falhas que ele tem e que precisam ser corrigidas”, explicou Rodrigo às estudantes. O editor também pontuou as etapas de produção, deixando claro o cuidado que esse trabalho requer desde o projeto gráfico, passando pela ilustração, que usualmente exige um ilustrador que seja familiarizado com o tipo de projeto/orçamento gráfico, impressão e divulgação do livro.
Fazer com que os títulos selecionados sejam absorvidos facilmente pelos leitores não é uma tarefa tão simples. O processo industrial da área editorial faz com que surjam mais etapas durante o desenvolvimento. No decorrer da entrevista, Rodrigo também cedeu suas ideias para futuros autores e/ou editores que estão no processo de descobrimento pessoal sobre seus objetivos profissionais.
Alunos que fizeram a cobertura na Bienal: Da esquerda para a direita Karlos, Maria Eduarda, Thaina, Suzana e Larissa.
A visita com a equipe foi repleta de descobertas e os estudantes voltaram com uma bagagem jornalística enriquecedora. Os conhecimentos adquiridos levaram a maioria dos alunos a repensar suas escolhas profissionais, influenciados pelo contato com os livros e a coragem necessária para fazer as entrevistas e matérias acontecerem.
Participaram da cobertura na Bienal do Livro as estudantes Larissa, Maria Eduarda, Suzana e Thaina e o estudante Karlos, acompanhados pelo Professor Mario Borges, responsável pelo Projeto Imprensa Jovem na escola.
Confira o vídeo da entrevista:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Saiba como garantir a entrega do benefício do Leve Leite
Educomunicação
Imprensa Jovem celebra 20 anos com Festival no Museu Catavento
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o Projeto Estudantes em Ação
CEU e COCEU
Coro Lírico Municipal faz concerto gratuito no CEU Campo Limpo
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira
Academia Estudantil de Letras
Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal
Relacionadas

Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Publicado em: 13/05/2025 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito
Publicado em: 12/05/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal
Publicado em: 10/05/2025 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025
Publicado em: 09/05/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo
Publicado em: 09/05/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação