Notícias

Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa

Autores destacam a importância da história oral para a literatura

Publicado em: 21/08/2025 11h08 | Atualizado em: 21/08/2025
Festival Literário de São Paulo, Fli Sampa, reforça diálogo e troca de saberes sobre literatura

O escritor angolano Ondjaki e a escritora brasileira Rita Carelli participaram, na noite desta terça-feira (19), de um dos encontros mais aguardados da programação do Fli Sampa – Festival Internacional Literário de São Paulo. A atividade foi realizada na Sala Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo, e reuniu educadores da Rede Municipal para uma conversa inspiradora sobre história oral, literatura e memória.

Durante o bate-papo, Ondjaki falou sobre suas vivências,a sua criação literária ser permeada é marcada pela oralidade, pela memória da infância em Luanda e pela representação do cotidiano angolano. Seus livros misturam poesia, humor e realismo mágico, dando voz às experiências coletivas e individuais de seu povo. 

Ele também compartilhou sua visão sobre o papel dos professores na aproximação das crianças e jovens com o universo dos livros. “Os professores são ajudantes preciosos para espalhar as literaturas. Pra mim, conversar com eles é sempre conversar com meus primeiros mestres. Eu creio que, os professores, assim como as crianças, são a esperança de um mundo melhor”, enfatizou. 

Rita Carelli falou sobre seu livro Menina Mandioca, inspirado em mitos e tradições indígenas que narram a origem da mandioca como alimento sagrado. Além da obra, a autora compartilhou sua história pessoal e a experiência de ter vivido em uma aldeia indígena, ressaltando como esse contato transformou sua visão de mundo e se tornou fundamental em sua trajetória literária.

A mediação da conversa foi conduzida por Sandra Salmandro, que aproximou as falas dos autores do cotidiano escolar e destacou a relevância do contato direto entre escritores e professores.

Sobre o festival: 

O II Festival Internacional Literário de São Paulo é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC). A programação acontece até o sábado (23) no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mario de Andrade com palestras, saraus, contação de história, espetáculos teatrais e musicais, cursos, além de feira literária com 30 editoras e exposições imperdíveis.  Neste ano a programação descentralizada também acontece nos CEUs em todas as regiões da cidade até o final de agosto. 

Confira a programação na íntegra aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Abao3gg7c2qo44bz5mvlqunr3ohfta

Inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira terminam amanhã

Publicado em: 02/09/2025 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (13)

Olimpíadas Estudantis: Rugby Tag movimenta CEU Meninos com mais de 300 estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 01/09/2025 12h14 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Estudante do Projeto Imprenssa recebe autógrafo do autor Valter Hunior.

Secretarias Municipais se unem para promover o II FLI Sampa

Publicado em: 01/09/2025 11h55 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (1)
Tamanho Site
1 105 106 107 108 109 1.672