Notícias
2 mil estudantes da Rede Municipal disputam a final do 27º Campeonato de Xadrez
Evento ocorre nesta terça (28) e quarta-feira (29); participantes já venceram as etapas regionais e chegam agora à etapa final
Publicado em: 28/11/2023 10h00 | Atualizado em: 27/11/2023
Dois mil estudantes da Rede Municipal participam nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29) da final do Campeonato de Xadrez, no Ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo, a partir das 10h. Os alunos representam 201 unidades educacionais das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Nesta reta final, participam estudantes das equipes campeãs e vice-campeãs das etapas regionais do campeonato em que disputaram 30 mil alunos de 350 escolas da Rede Municipal.
Os competidores estarão divididos em 21 categorias, de acordo com a idade. Os 10 melhores de cada uma delas vão subir ao pódio. Os prêmios são kits com medalhas e camisetas da competição.
O programa de jogos de tabuleiro é tradicional nas escolas municipais da capital. As atividades envolvem alunos desde a Educação Infantil até os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além das disputas do campeonato, o evento desta terça terá diversas atividades pedagógicas entre as rodadas. São elas:
Desafio da Hora
De hora em hora, em um mural de xadrez, serão colocados diagramas com desafios. Os estudantes colocam a resposta em uma urna. Ocorre um sorteio e, se a resposta estiver certa, o sorteado receberá medalha na premiação.
Duelo virtual
Em seis notebooks os estudantes jogarão contra o computador. Quem vencer recebe medalha.
Bullet chess
Divertido torneio de 1 minuto. Os participantes precisam ser rápidos e não deixar seu tempo acabar.
Corrida de montagem de tabuleiro
Atividade em que os estudantes mais rápidos na montagem do tabuleiro ganham medalhas.
Área de treino livre
Mesas dispostas para que os estudantes treinem entre uma rodada e outra. Além de interagirem com estudantes de outras escolas.
Tradição dos Jogos de Tabuleiro
O xadrez é utilizado na Rede Municipal desde 1994. Em 2016, passou a fazer parte do Programa Jogos de Tabuleiro. Em média, por ano, 20 mil estudantes participam dos festivais do programa, sejam presenciais ou virtuais.
Além do xadrez, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos outros jogos que também estão presentes nas escolas municipais, como Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Prêmio “Professor em Destaque” abre inscrições
Publicado em: 08/09/2025 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP festeja Dia Mundial da Alfabetização com entrega de duas novas unidades educacionais
Publicado em: 08/09/2025 2h56 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Projeto Sorrisos nos CEUs leva espetáculos gratuitos de circo e palhaçaria para toda a família
Publicado em: 05/09/2025 10h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura CEMEI com dispositivos que reduzem despesas com água e luz
Publicado em: 04/09/2025 3h14 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes da Rede Municipal são premiadas com viagem para Portugal em concurso do Museu Catavento
Publicado em: 04/09/2025 9h44 - em Diretoria Regional de Educação Penha