Notícias

Estreia do documentário “O Começo da Vida” no CEU Quinta do Sol

Sessões compõem as ações de política municipal voltada à primeira infância do Programa São Paulo Carinhosa

Publicado em: 09/05/2016 17h19 | Atualizado em: 30/11/2020

filme_quinta_sol_740_x_430.jpg

Na última quinta-feira, 5 de maio, ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol, a exibição de estreia do documentário “O Começo da Vida”, da diretora Estela Renner, em cartaz nas salas de cinema do Circuito Spcine e compõe ações de política municipal voltada à primeira infância do Programa São Paulo Carinhosa. Após a exibição, houve uma roda de conversa com o diretor da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Penha, Marcos Mendonça e convidados.

O filme é baseado nas recentes descobertas da neurociência sobre a primeira infância e diz que os bebês são muito mais do que cargas genéticas e a qualidade das relações está diretamente ligada com o meio em que vivem e crescem. Pelas entrevistas com especialistas e histórias de diversos grupos familiares em países como Brasil, Itália, Índia, França, Quênia, China, entre outros, o público é convidado a refletir sobre como a sociedade está trabalhando para a formação dessas crianças.

“Todos e todas somos responsáveis com essa vinda de um novo ser para conviver com a gente. Eu me lembro de Tião Rocha falando sobre Moçambique ‘ toda aldeia cuidando da criança’, é isso, a nossa aldeia, uma criança chega para ficar com a gente, então a responsabilidade é de todo mundo que está aqui no planeta”, afirmou Miriam Mançano, da diretoria pedagógica da DRE Penha.

A Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, dividiu a reflexão sobre o filme em quatro pontos para serem trabalhados, a importância do vínculo, o papel do pai, avós, ou de alguém que tome conta da criança, as reflexões a respeito de negligência e o cuidado compartilhado.

“O vínculo é fundamental para que a criança tenha uma boa autoestima e que ela possa avançar sozinha”, afirma Marianne Pinotti sobre a importância do vínculo. O ponto que aborda o papel de quem está junto da criança, mas não toma conta o tempo todo, mostra que o apoio que essa pessoa precisa é também um componente importante do universo da criança.

A questão da negligência e as marcas que ela pode trazer para essa criança é para a Secretária um ponto importante de ser levado à discussão. E por fim, o cuidado compartilhado “situações e famílias diferentes, mas que podem dar esse suporte para que as crianças se desenvolvam da melhor forma”, explicou a Secretária.

Foram também convidados para assistir ao documentário, profissionais da Educação, Saúde, assistentes sociais e a comunidade da região, que puderam participar da roda de conversa tirando dúvidas ou dando os seus pontos de vista acerca do filme e experiências.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educação Especial Fotografia Mostra Garota Cadeirante
Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Estão abertas as inscrições para vestibulinho da ETEC com mais de 1.800 vagas nos polos dos CEUs

Publicado em: 16/09/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Auditório exibe um palco com um letreiro escrito

Semana de Alfabetização MOVA-SP têm início em São Paulo

Publicado em: 15/09/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (4)

SME inicia trabalhos do GT “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 15/09/2025 11h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças vivendo a experiência lúdica de uma feira no projeto

Projeto “Quintais de Brincadeira” movimenta a EMEI Manoel Soares Neiva com experiências lúdicas

Publicado em: 15/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 101 102 103 104 105 1.673