Notícias

Estudantes e professores de escola municipal lançam livro sobre o bairro do Bexiga

A publicação foi lançada durante Feira do Livro realizada em parceria com a Prefeitura

Publicado em: 18/05/2026 10h00 | Atualizado em: 18/05/2026
Pessoas conversando em um palco com uma plateira

O trabalho pedagógico realizado na EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, escola localizada na região central de São Paulo, ganhou destaque na programação cultural do bairro durante a Feira do Livro da Rua Rocha, evento apoiado pela Prefeitura de São Paulo. Estudantes e professores lançaram o livro “Antologia: o Bixiga que eu vivo, sinto e imagino”, resultado de um trabalho da Academia Estudantil de Letras Mestre Ananias (AEL), que reúne alunos do 5º ao 9º ano. 

O projeto começou no retorno às aulas, quando a escola foi convidada pela Livraria Simples, estabelecimento próximo a escola e parte do território do Bixiga, a participar da criação do livro. Uma oficina com o escritor e ilustrador Nivaldo Brito, realizada no Mercadinho Simples, incentivou os educadores a transformar percepções e afetos sobre o bairro em textos. 

Dentro da AEL, as oficinas de estudos literários e jogos teatrais, conduzidas pelos professores Loan Leblon Almeida e Kleiton Ferreira de Oliveira, trabalharam a voz autoral dos estudantes na valorização do território. Os professores trouxeram textos pessoais sobre seus bairros como referência para exercícios de memória e observação.  

Em caminhadas pelo bairro, os alunos registraram ângulos de ruas, fachadas e detalhes arquitetônicos que originaram as ilustrações do livro. As oficinas e saídas de campo geraram versões iniciais da maioria dos textos, que foram revistas pelos docentes com sugestões para aprimorar a narrativa. 

Para a diretora da unidade, Rosimeire de Oliveira, algumas produções chegaram mais lapidadas e outras ficaram mais cruas, mas o processo coletivo destacou-se pela variedade de gêneros e vozes. “O que mais se destacou foi o processo, que resultou em uma diversidade de estilos e vozes que vislumbraram o Bixiga sob múltiplas perspectivas”. Apontou.  

Educomunicação em conjunto com a AEL 

A participação na feira também contou com o projeto Imprensa Jovem, onde os estudantes realizaram entrevistas e registros jornalísticos. Entre as convidadas ouvidas pelos jovens estiveram as jornalistas Bianca Santana e Semayat Oliveira, ampliando o contato dos alunos com práticas de comunicação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educação Especial Fotografia Mostra Garota Cadeirante
Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Estão abertas as inscrições para vestibulinho da ETEC com mais de 1.800 vagas nos polos dos CEUs

Publicado em: 16/09/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Auditório exibe um palco com um letreiro escrito

Semana de Alfabetização MOVA-SP têm início em São Paulo

Publicado em: 15/09/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (4)

SME inicia trabalhos do GT “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 15/09/2025 11h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças vivendo a experiência lúdica de uma feira no projeto

Projeto “Quintais de Brincadeira” movimenta a EMEI Manoel Soares Neiva com experiências lúdicas

Publicado em: 15/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 101 102 103 104 105 1.673