Notícias
Roda de conversa aborda equidade de gênero e subsidia construção de projetos pedagógicos
Encontro fez parte das ações desenvolvidas no mês de março para dar visibilidade ao direito das mulheres
Publicado em: 03/04/2023 17h21 | Atualizado em: 27/06/2023
O Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, realizou uma roda de conversa com o tema “Uma educação para a equidade de gênero o ano inteiro”. O bate-papo foi gravado pela equipe do Centro de Multimeios e resultou em material pedagógico para ser compartilhado com as equipes gestoras, coordenação pedagógica e educadoras(es) nas escolas municipais.
Esta conversa visa subsidiar as práticas educativas e aborda as relações para equidade de gênero a ser pensada na escola o ano todo. O diálogo oportuniza que educadoras(es) possam refletir em como ofertar uma educação integral e equânime que, além de garantir que estudantes tenham os mesmos direitos de aprendizagem e oportunidades, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, também contribua para uma sociedade mais justa, igualitária e que valoriza e respeita a diversidade.
A ideia é de que esse material possa ser usado nos espaços de formação dos educadores nas escolas, além de contribuir para construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), Projetos Especiais de Ação (PEAs), planos de aula, entre outros. O material será encaminhado às Unidades Educacionais por meio do boletim quinzenal da Coordenadoria Pedagógica (COPED). E também está disponível no Canal do YouTube da COPED.
O bate-papo fez parte das ações desenvolvidas durante o mês de março para dar visibilidade ao direito das mulheres e oportunizar um trabalho voltado para a prevenção e combate à desigualdade de gênero, à violência contra mulher, ao racismo e à misoginia. Além dele, outras atividades foram apoiadas pelo NGD como a oficina de educação financeira que estudantes da EMEF Tatiana Belinky participaram e um bate-papo com Corinne Giely, presidente da ONG Inspiring Girls.
As especialistas, formadoras e ex-aluna da Rede Municipal que participaram da conversa foram: Hevelyn Soares, que estudou da Emef Joaquim Osório Duque-Estrada e mediou o roda de conversa; Ana Paula Gomes, especialista em gênero na Educação Infantil e formadora da Divisão de Educação Infantil; Adriana Fernandes, especialista em Direitos Humanos e Diretora da Divisão da Educação de Jovens e Adultos; Mônica Galindo, professora e pesquisadora da UNESP e assessora do NGD; Anna Luisa de Castro, professora de Matemática e Ciências e coordenadora do NGD.
Abaixo, assista ao vídeo completo:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Virada Esportiva agita os CEUs com programação para todas as idades
Publicado em: 18/09/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Manual de Normas e Procedimentos da SME traz novos temas para orientação das unidades
Publicado em: 18/09/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove Seminário de Educação Especial Juntos Pela Aprendizagem – Inclusão
Publicado em: 18/09/2025 8h00 - em Educação Especial
CEU Três Lagos e CEU Vila do Sol recebem Mostra de Cinema Espanhol 2025
Publicado em: 17/09/2025 4h14 - em CEU e COCEU
Secretarias Municipais participam do II FLI Sampa, no CEU Lajeado
Publicado em: 17/09/2025 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases