Notícias

Secretaria Municipal de Educação debate boas práticas esportivas em Seminário

O evento consolida a importância de ações na formação integral da criança

Publicado em: 30/05/2019 14h53 | Atualizado em: 30/11/2020

seminariodasboaspraticasprincipal_740x430.jpg

Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (SME), numa parceria entre a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU/DIESP) e da Coordenadoria Pedagógica (COPED/DIEI), realizou o “I Seminário de Boas Práticas dos Núcleos de Esporte, Lazer e Recreação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na Primeira Infância”.

O evento coincidiu com realização da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas, o Dia do Desafio. Em sua 25ª edição, a data celebra a disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação. “Entendemos a importância da prática da atividade física e realizaremos o Seminário de Boas Práticas dos Núcleos de Esporte dos CEUs para a Primeira Infância, como parte da programação do Dia do Desafio”, disse Maria Alice Zimmerman, Diretora da Divisão de Esportes da Coordenadoria dos CEUs da SME. “O Seminário corrobora para estimular a temática sobre importância das práticas corporais desde cedo e durante a vida toda”, concluiu.

seminariodasboaspraticas_740x430.jpg

O encontro contou com a performance do escritor de livros infantis Rogério Andrade Barbosa, que, além de contos africanos, também se dedica às lendas populares de diversas regiões do Brasil e com a apresentação de relatos de prática das Analistas de Informações, Cultura e Desporto – Educação Física Fernanda Furino, do CEU Vila Formosa, que falou sobre o projeto “Brincar”, Tânia Rodrigues, do CEU Parque Veredas, com o projeto “Primeira Infância – Atividades aquáticas e psicomotricidade”, Erica Bitencourt, do CEU Vila Atlântica, com o projeto “Primeira Infância e Psicomotricidade” e Elisângela de Souza, também do CEU Vila Atlântica, com o projeto “Yoga e Aromaterapia”.

seminariodasboaspraticas2_740x430.jpg

As professoras Silvana Lapietra Jarra e Maria Helena Pelizon e o professor Osvaldo Luiz Ferraz colaboraram com importantes reflexões sobre as práticas esportivas na primeira infância.

Na parte cultural o destaque foi a apresentação do grupo de dança dos alunos e alunas do CEU Meninos, com o número “A história de uma gata”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea tem inscrições prorrogadas

Publicado em: 27/05/2026 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala de aula com estudantes sentados em cadeiras realizando uma atividade escrita. Os estudantes estão concentrados, lendo e preenchendo folhas de exercícios. À frente da sala, há um quadro branco com anotações feitas pela professora, compondo um ambiente de estudo e preparação acadêmica.
1 8 9 10 11 12 1.674