Notícias

Escolas municipais podem definir calendário próprio para dias de jogos do Brasil na Copa

Portaria publicada no último sábado (12), dá autonomia para unidades organizarem suas atividades durante os jogos da Seleção Brasileira

Publicado em: 16/11/2022 12h48 | Atualizado em: 21/11/2022
Bandeira dos países que participam da Copa do Mundo enfeitam refeitório da escola

Bandeira dos países que participam da Copa do Mundo enfeitam refeitório da EMEF Padre Gregório Westrupp.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou no Diário Oficial do último sábado (12), a Portaria SME Nº 5.750, de 11 de novembro de 2022, que estabelece a organização de funcionamento das escolas durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2022.

A publicação considera o Decreto Nº 61.965, de 10 de novembro de 2022, da última sexta-feira (11), pela Prefeitura de São Paulo. O expediente das unidades da Pasta poderá ser suspenso duas horas antes de cada jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

As unidades educacionais da administração direta e conveniadas da rede municipal possuem autonomia e podem optar por realizar suas atividades durante os jogos, de acordo com seus calendários e necessidades das comunidades em que estão inseridas. Aquelas que decidirem por suspender o expediente, seguindo o decreto, deverão realizar reposição de conteúdo posteriormente, assim como reposição de horas de trabalho para os servidores.

Na hipótese de classificação da Seleção nas próximas fases, ficam mantidas as mesmas orientações, as unidades permanecem com autonomia para definir suas programações durante os jogos, com reposição de aulas, em caso de suspensão de expediente.

Os jogos do Brasil da Primeira Fase ocorrerão nos próximos dias 24 e 28 de novembro, e 2 de dezembro, às 16h, 13h e 16h respectivamente.

Anexo Único integrante do Decreto

Ações pedagógicas inspiradas na Copa do Mundo

Na EMEF Padre Gregório Westrupp, região da Zona Leste de São Paulo, a unidade trabalhou o tema de forma interdisciplinar. Os alunos do 5°, 6° e 7° anos tiveram a oportunidade de aprender, nas aulas de artes, a elaborar o jogo chinês composto por figuras geométricas, Tangram, e os alunos do 9° ano a confeccionar bandeiras. As artes estão em exposição no pátio da escola onde enfeitam o espaço com a temática. Já na disciplina de matemática, os estudantes confeccionaram bolas de futebol para a aprendizagem de perímetro e área. As atividades promovidas fizeram parte da “Copa Greg’s”, onde os alunos também participaram de competições esportivas e, na próxima semana, irão fazer o encerramento dos jogos com entrega de medalhas.

Já a EMEF Conde Luiz Matarazzo, neste ano, idealizou o projeto “Revisitando e Valorizando a Nossa História”, com os estudantes do Ensino Fundamental I que encerram o ciclo. O projeto consiste na montagem de um álbum de figurinhas com o tema Copa do Mundo, só que com os estudantes como protagonistas, a fim de registrar suas memórias, relembrando e valorizando os profissionais e colegas que estiveram com eles desde o 1º ano escolar. A montagem do álbum contou com oficinas de confecção de figurinhas da Copa com apresentação das fotos dos alunos e professores em forma de desenhos. Além disso, as curiosidades dos alunos em relação aos países, permitiram que os professores pudessem trabalhar com assuntos sobre a cultura, localização, idioma, moeda e entre outros temas.

Estudantes fazendo atividades com papel e cola sobre a mesa.

Estudantes da EMEF Padre Gregório Westrupp fazem atividades em comemoração à Copa do Mundo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673